USO DE QUESTIONÁRIO COMO FORMA DE ENSINO E AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE UMA DISCIPLINA NA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
Introdução: Após um longo período de atividades remotas e hibridas em decorrência da Pandemia de COVID-19, o ano de 2022 se iniciou com atividades acadêmicas sendo realizadas integralmente de maneira presencial. O período sem a realização de atividades presenciais exigiu de alunos e professores uma importante capacidade de adaptação, logo, é necessário analisar o feedback dos discentes do terceiro semestre do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Objetivo: Identificar a percepção do uso de questionário como forma de revisão e avaliação dos conhecimentos adquiridos, assim como, o impacto das monitorias no desempenho do módulo. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado com 38 alunos da disciplina de Vivências em Fisioterapia III durante o semestre 2022.1. A percepção dos alunos foi coletada via google forms no mês de Setembro de 2022. De acordo com os dados coletados, 94,4% dos discentes consideraram que o questionário pré prova auxiliou no desempenho da avaliação teórica da disciplina enquanto que 5,6% consideraram que não. Foram coletados, também, dados em relação às notas obtidas, cerca de 35% dos alunos que responderam obtiveram nota 10 enquanto que o restante das notas estiveram acima de 8. Relato de experiência: As atividades de monitoria se concentraram em encontros remotos síncronos tendo em vista a disponibilidade e preferência da turma, um questionário baseado nos conteúdos ministrados nas aulas teóricas foi ofertado aos alunos com o objetivo de proporcionar a revisão e solidificação dos conteúdos. Um dos encontros foi destinado a instrução de como coletar casos clínicos para elaboração do trabalho final da disciplina. Além disso, ocorreram desde tira dúvidas até o acompanhamento de apresentações de seminários. Conclusão: Os recursos utilizados na implementação das monitorias foram bem avaliados e tidos como efetivos na construção do processo de ensino e aprendizagem impactando de maneira positiva no desempenho da turma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Luanna Saldanha Maciel, E., & Carlos Tatmatsu Rocha, J. (2022). USO DE QUESTIONÁRIO COMO FORMA DE ENSINO E AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE UMA DISCIPLINA NA ÁREA DA SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4050. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88340
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.