VISUALIZAÇÃO DA PROTEÓLISE ATRAVÉS DA GELIFICAÇÃO PROTEICA
Resumo
A disciplina de Biologia Celular trata acerca dos diversos componentes e tipos celulares por meio da microscopia, além de demonstrar, através da experimentação, algumas reações metabólicas que acontecem nos organismos. Desse modo, proteases são enzimas que catalisam a quebra das ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas, ou seja, realizam a proteólise, sendo essenciais para a absorção desse macronutriente pelas células, que necessitam dele para o seu desenvolvimento. Com o objetivo de observar essa reação, foi elaborada uma prática para a visualização da digestão de proteínas mediante a gelificação protéica (endurecimento do alimento), misturando gelatina incolor com frutas que contêm a enzima e com outras que não possuem. Para isso, foi necessário cortar e triturar, separadamente, uma fruta com protease (abacaxi, mamão, kiwi) e uma em que a enzima é ausente (maçã, banana, pêra), e peneirar o suco. Em seguida, misturou-se a gelatina em pó sem sabor com água até homogeneização e aqueceu-se por 30 segundos. Após isso, 10 mL dessa gelatina foram adicionados em 4 tubos de ensaio: sendo o tubo 1 como controle negativo com 3 mL de água; tubo 2 com 3 mL do suco da fruta com protease; tubo 3 com 3 mL do suco da fruta sem protease; e o tubo 4 como controle positivo com 1 colher de amaciante de carne diluído em água. Depois, o material foi deixado em repouso por 10 minutos e, então, resfriado por 20 minutos. Assim, observou-se que os tubos 2 e 4 foram os únicos em que ocorreu a proteólise, pois não foi possível visualizar a gelificação da proteína, já que ela foi digerida devido à presença da protease na fruta e no amaciante de carne. Como forma de avaliação, será aplicado um questionário para os alunos após a execução da prática. Portanto, espera-se que os estudantes compreendam, de forma lúdica e objetiva, o processo da digestão de fontes de proteínas presentes na alimentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.