‘FARMACÊUTICO DA FAMÍLIA’ - UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: o Conselho Federal de Farmácia regulamentou, através da Resolução n°585/2013, as atribuições clínicas do farmacêutico. Dentre os diferentes serviços clínicos está o acompanhamento farmacoterapêutico (AFT) - processo de cuidado voltado a um paciente a fim de identificar, prevenir e resolver problemas relacionados a medicamentos (PRM). Assim, práticas na graduação que propiciem a experiência desse serviço são relevantes para a formação dos futuros farmacêuticos. OBJETIVO: analisar os resultados obtidos da ficha de AFT da atividade ‘farmacêutico da família’ realizada com alunos da disciplina Atenção Farmacêutica 2022.1. METODOLOGIA: foi apresentado aos alunos, no início do semestre, a ficha de AFT, que continha 19 questões (14 objetivas/5 subjetivas), em que eles deveriam preencher de acordo com os encontros periódicos que eles teriam com seu ’paciente familiar‘ (membro de sua família). Os PRM, quando registrados, deveriam ser categorizados quanto à ‘Necessidade’ do uso do medicamento ou não, quanto à ‘Efetividade’ e ‘Segurança’. Ao final do semestre, todos os alunos (n=39) entregaram as fichas e discutiram a experiência dessa atividade (roda de conversa). RESULTADOS: 64% (n=29) dos pacientes eram do sexo feminino, idosos (67%;n=26), e os demais eram adultos; doenças com maior prevalência foram hipertensão (74%;n=29) e dislipidemia (51%;n=20). No total, foi informado o uso de 232 medicamentos, (média:5,9/por paciente), que pertenciam as classes antihipertensivos e hipolipemiantes, predominantemente. Dentre os 73 PRMs identificados pelo alunos, destacaram-se aqueles relacionados à categoria ‘Necessidade’ (27%;n=20) e categoria ‘Segurança’ (26%;n=19). CONCLUSÃO: a atividade em questão foi capaz de delinear um perfil sociodemográfico e clínico do público-alvo (‘pacientes familiares‘ acompanhados), identificar as necessidades de saúde, e promover uma aproximação dos alunos do processo de cuidado, com boa discussão na roda de conversa, em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Leticia Martins Belem, B., Virginia Oliveira Braga, A., Levi Maia Magalhães, J., Maria de França Fonteles, M., & Maria de Franca Fonteles, M. (2022). ‘FARMACÊUTICO DA FAMÍLIA’ - UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE COM ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 4103. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88394
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.