“ATÉ QUE A CONSTELAÇÃO DESEJADA APAREÇA”: COMO ANALISAR CONSTELAÇÕES DE CULTURAS E DE IMAGENS NA MÚSICA POP A PARTIR DO VIDEOCLIPE GOD CONTROL DE MADONNA?

Autores

  • Gabriel Holanda Monteiro
  • MÁrcio Acselrad

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que reflete sobre música popular massiva (também conhecida como música pop), identidade e cultura a partir de videoclipes de Madame X, álbum lançado por Madonna em 2019, e que tem como objetivo analisar as representações que a música pop faz de culturas e de grupos identitários legitimadores e de resistência. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo pensar uma proposta metodológica que permita analisar as dinâmicas culturais expressas nas dinâmicas entre as imagens do videoclipe God Control de Madonna e imagens de distintos contextos midiáticos, temporais, locais e culturais. Assim como Lotman (1996) apreendeu as culturas como sistemas de signos conectados a um universo cultural mais amplo (a semiosfera), é possível observar as culturas como constelações de signos em uma grande galáxia. Já Didi-Huberman (2018) utiliza o termo “constelação de imagens” para se referir às imagens nas pranchas do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg; imagens que fazem sentido isoladas, mas que produzem novas interpretações ao serem observadas em conexão às outras imagens das pranchas. Articulados, os estudos de Lotman e de Warburg configuram-se como propostas metodológicas que permitem pensar as culturas e as imagens pelas conexões que estabelecem entre si. O referencial teórico é composto por obras que refletem sobre música popular massiva, cultura, semiosfera, núcleo, periferia e fronteira. No atual momento da investigação, os resultados apontam que a proposta metodológica é eficiente para a análise e que as representações que a música e a cultura pop produzem sobre culturas e identidades legitimadoras e de resistência envolvem relações de diálogos, embates e apropriações que revelam assimetrias características da heterogeneidade da cultura. Salientam-se os agradecimentos à CAPES pelo financiamento que possibilitou o acesso a leituras, materiais e demais atividades imprescindíveis para a execução da pesquisa.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

Como Citar

“ATÉ QUE A CONSTELAÇÃO DESEJADA APAREÇA”: COMO ANALISAR CONSTELAÇÕES DE CULTURAS E DE IMAGENS NA MÚSICA POP A PARTIR DO VIDEOCLIPE GOD CONTROL DE MADONNA?. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1895. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89034