“ATÉ QUE A CONSTELAÇÃO DESEJADA APAREÇA”: COMO ANALISAR CONSTELAÇÕES DE CULTURAS E DE IMAGENS NA MÚSICA POP A PARTIR DO VIDEOCLIPE GOD CONTROL DE MADONNA?
Abstract
Este trabalho parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que reflete sobre música popular massiva (também conhecida como música pop), identidade e cultura a partir de videoclipes de Madame X, álbum lançado por Madonna em 2019, e que tem como objetivo analisar as representações que a música pop faz de culturas e de grupos identitários legitimadores e de resistência. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo pensar uma proposta metodológica que permita analisar as dinâmicas culturais expressas nas dinâmicas entre as imagens do videoclipe God Control de Madonna e imagens de distintos contextos midiáticos, temporais, locais e culturais. Assim como Lotman (1996) apreendeu as culturas como sistemas de signos conectados a um universo cultural mais amplo (a semiosfera), é possível observar as culturas como constelações de signos em uma grande galáxia. Já Didi-Huberman (2018) utiliza o termo “constelação de imagens” para se referir às imagens nas pranchas do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg; imagens que fazem sentido isoladas, mas que produzem novas interpretações ao serem observadas em conexão às outras imagens das pranchas. Articulados, os estudos de Lotman e de Warburg configuram-se como propostas metodológicas que permitem pensar as culturas e as imagens pelas conexões que estabelecem entre si. O referencial teórico é composto por obras que refletem sobre música popular massiva, cultura, semiosfera, núcleo, periferia e fronteira. No atual momento da investigação, os resultados apontam que a proposta metodológica é eficiente para a análise e que as representações que a música e a cultura pop produzem sobre culturas e identidades legitimadoras e de resistência envolvem relações de diálogos, embates e apropriações que revelam assimetrias características da heterogeneidade da cultura. Salientam-se os agradecimentos à CAPES pelo financiamento que possibilitou o acesso a leituras, materiais e demais atividades imprescindíveis para a execução da pesquisa.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
“ATÉ QUE A CONSTELAÇÃO DESEJADA APAREÇA”: COMO ANALISAR CONSTELAÇÕES DE CULTURAS E DE IMAGENS NA MÚSICA POP A PARTIR DO VIDEOCLIPE GOD CONTROL DE MADONNA?. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1895. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89034