AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE (ABTS) E TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS DE PLANTAS MEDICINAIS
Resumen
Muitas pesquisas indicam que alguns alimentos e plantas medicinais podem ser utilizados como alternativa para melhorar as propriedades neurológicas e cognitivas, aliviando os efeitos do estresse e promovendo a sensação de bem-estar. Vários estudos atribuem estes efeitos à composição das matérias-primas utilizadas, devido à presença de compostos bioativos e outros constituintes com este potencial. Neste sentido, foram avaliados a atividade antioxidante, utilizando o método ABTS, e o teor de compostos fenólicos totais das seguintes plantas medicinais: camomila (Matricaria chamomilla), erva cidreira (Melissa officinalis), matcha (Camellia sinensis) e mulungu (Erythrina mulungu), a fim de transformá-las em possíveis constituintes de uma bebida mista. Para isto, foram preparados chás com as amostras, de acordo com a especificação do fabricante. A análise de antioxidante mostrou que o matcha teve melhor resultado (540,6 µM trolox/g amostra), seguido da camomila (462,2 µM trolox/g amostra) e da erva cidreira (256,4 µM trolox/g amostra). Mesmo obtendo uma concentração 10 vezes a mais que o recomendado, não foi possível detectar o teor de antioxidantes presentes na amostra de mulungu através do método ABTS. Para os compostos fenólicos totais, o matcha também obteve o maior teor (8869,7 mg Ác. Gálico/100g amostra); seguido da amostra de erva cidreira (1425,7 mg Ác. Gálico/100g amostra); camomila (875,3 mg Ác. Gálico/100g amostra) e mulungu (101,8 mg Ác. Gálico/100g amostra). Com isto, é possível constatar que o matcha possui destaque em seu potencial antioxidante, podendo ser utilizado como ingrediente na formulação de bebidas mistas funcionais, assim como a erva cidreira e a camomila.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE (ABTS) E TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS DE PLANTAS MEDICINAIS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1913. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89053