EDUCAÇÃO, REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIA: POLÍTICAS DE ROMPIMENTO
Resumo
A educação escolar, no seu papel educativo, deveria preparar o aluno para o exercício da cidadania e para a sua formação humana, qualificando-o para o trabalho e para a vida social. Encontramos na educação brasileira uma variedade de políticas, no entanto, nem sempre voltadas para esse fim. Nesse sentido podemos remeter a Pierre Bourdieu, ao revelar que os sistemas de ensino geralmente atuam como mecanismos de reprodução e de legitimação das desigualdades sociais. Tomando essas considerações o objetivo deste ensaio é compreender como Bourdieu tece essas considerações, apontando caminhos a percorrer, tomando a nossa própria experiência enquanto educadores, que possam contribuir com ações práticas de rompimento com tal sistema de reprodução. Portanto, embora os processos de reprodução das desigualdades sociais sejam complexos e com fortes mecanismos, podem surgir, na escola, caminhos que resistam ao seu modo e rompam, em parte, com esse processo de reprodução. Desse modo, os sistemas de ensino podem potencializar mecanismos de resistência e gerar políticas de rompimento aos processos dessa reprodução das desigualdades, a exemplo do Projeto Professor Diretor de Turma que abre caminhos para uma formação ética e cidadã ao promover um intenso acompanhamento, intervenções e orientações aos estudantes, proporcionando-lhes a permanência na escola e uma boa convivência escolar e social. Além disso, é capaz de gerar mudanças, embora ainda tímidas, na estrutura social desigual proveniente da sociedade capitalista. Trata-se de uma pesquisa eminentemente teórica tomando por base principalmente o pensamento de Bourdieu, utilizando o método dialético. Em nossas conclusões consideramos que faz-se necessário fortalecer esses processos de resistência que atuem como ações transformadoras da realidade e que possam minimizar os efeitos desses mecanismos de reprodução. Esse trabalho é parte do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
EDUCAÇÃO, REPRODUÇÃO E RESISTÊNCIA: POLÍTICAS DE ROMPIMENTO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2025. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89167