IMPACTO DA HIDROXIUREIA NO PERFIL LABORATORIAL DE PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME
Resumo
A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada por anemia hemolítica e crises de vaso-oclusão. A hidroxiureia é seu principal tratamento, estando associado com a melhora do perfil laboratorial e redução da morbimortalidade dos pacientes. Dessa forma, objetivou-se avaliar o perfil laboratorial de pacientes adultos com anemia falciforme, levando em consideração o uso ou não de hidroxiureia. Trata-se de um estudo observacional, analítico de corte transversal, do qual participaram pacientes adultos com anemia falciforme em acompanhamento no Hospital Universitário Walter Cantídio. Os dados clínicos (uso de hidroxiureia) e laboratoriais (hemograma e dosagem de hemoglobina fetal) foram obtidos nos prontuários. Foi aplicado o teste t-Student de amostras independentes para avaliar as diferenças médias entre grupos, considerando estatisticamente significante quando p < 0,05. Dentre os 60 pacientes, 41 faziam uso de hidroxiureia. Estes pacientes apresentaram menores níveis de leucócitos (p=0,004) e neutrófilos (p=0,022) em relação aos que não faziam uso do medicamento. Ainda, os níveis de hemoglobina e plaqueta estiveram diminuídos, mas não foi estatisticamente significante. Os níveis de hemoglobina, hematócrito e hemoglobina fetal foram maiores em pacientes em uso de hidroxiureia, mas as diferenças não foram estatisticamente significantes. Conclui-se que o uso de hidroxiureia proporcionou pequenas diferenças variáveis nos índices hematimétricos entre os pacientes. Entretanto, a significância estatística não alcançada em alguns índices provavelmente se deu pela diferença de amostragem entre os grupos, a ausência de informações precisas sobre o uso da medicação e o desconhecimento sobre utilização de outros medicamentos indutores da eritropoese. O presente trabalho foi fomentado por Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.