METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EPIDEMIOLOGIA PARA DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Francisco JosÉ de AraÚjo Filho
  • Alberto Novaes Ramos Jr
  • Kaic Santos Silva Pereira
  • Ana Raquel da Silva Paz
  • Giovanna de Oliveira Gildo
  • Jaqueline Caracas Barbosa

Resumo

Introdução: O modelo educativo de sala de aula invertida e as metodologias ativas, colocam discentes como protagonistas do ensino-aprendizagem, distanciando do modelo tradicional de ensino onde o foco é o docente. Tem como principal vantagem a qualificação do tempo em sala de aula e o maior engajamento de discentes na participação das atividades. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologias ativas para o ensino de epidemiologia a discentes do curso de Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência vivenciado na disciplina de Epidemiologia Especial do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no 1º semestre de 2022, com uso de metodologias ativas: Roda de conversa, Epidemiologia com arte e Discussão guiada, conduzidas por docente, com apoio de equipe de pós-graduação em estágio à docência e de graduação em iniciação à docência. Resultados e Discussão: As metodologias utilizadas proporcionaram debates reflexivos sobre o conteúdo abordado em aula. As Rodas de conversa e as Discussões guiadas foram importantes para aproximar o coletivo discente a práticas participativas de ensino e aprendizagem contextualizadas às realidades, proporcionando maior liberdade para compartilhamento de vivências. O Epidemiologia com arte buscou agregar aos discentes, conhecimentos de forma inovadora e criativa, a partir do uso da arte e discussões crítico-reflexivas no contexto da epidemiologia. Conclusão: O modelo de sala de aula invertida e as atividades educativas propostas pela disciplina tiveram boa aceitação por discentes. Essas estratégias de aprendizagem incentivaram os alunos a serem protagonistas na busca pelo conhecimento. Agradecimento ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação