O DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: FATORES INTERFERENCIAIS NO INTERESSE
Resumo
INTRODUÇÃO: Diante da forte presença das mulheres no mercado de trabalho e nas universidades, e da consequente postergação da maternidade, o uso de métodos contraceptivos que lhes garantam autonomia, segurança e liberdade é essencial no papel da mulher na sociedade. Atualmente, ainda é perceptível o desconhecimento sobre o DIU, tabus, inseguranças, algumas aflições dentre as interessadas pelo método, o que acarreta, com frequência, no desestímulo em buscar o DIU como forma de contracepção na Atenção Básica à Saúde (APS). OBJETIVOS: Avaliar fatores que interferem na assistência à oferta e à implantação do DIU às mulheres na APS. METODOLOGIA: Realizar revisão bibliográfica atualizada que verse sobre possíveis aspectos relacionados ao (des)interesse pelo Dispositivo Intrauterino, servindo como levantamento base para o desenvolvimento de pesquisa de mestrado relacionada à temática. RESULTADOS: Além da falta de compreensão dos direitos reprodutivos e a sexualidade, existem concepções estigmatizadas acerca do DIU entre as mulheres. A não disponibilização do método na unidade de assistência, a falta de conhecimento dos gestores e serviços de saúde sobre os critérios de elegibilidade, o longo tempo de espera entre a decisão e o procedimento e o excesso de solicitação de exames pré-inserção dificultam o interesse pelo método. Ademais, o uso de protocolos sem evidências científicas, a dificuldade do médico de inserir o procedimento na rotina de trabalho frente a outras demandas e a falta de informação da população são empecilhos cada vez mais frequentes nos postos de saúde. CONCLUSÃO: Há que se avaliar, frente a cada contexto, quais fatores interferem na escolha do DIU, um método eficaz, de fácil acesso e seguro às mulheres. Diante disso, será possível perceber os pontos fraco e fortes de cada unidade de saúde para, assim, se buscar melhorias e oferecer um serviço de qualidade avançada no que se refere a planejamento familiar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.