O JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Os jogos estão presentes na vida humana com objetivos diversos: entretenimento, diversão, aprendizagem, raciocínio, colaboração ou a competição em si, entre outros. Para o campo de conhecimento da Educação Física escolar, os jogos misturam-se às brincadeiras por serem as primeiras atividades nos anos iniciais da vida na escola. Pensando nessa importante ferramenta metodológica, este resumo refere-se à criação de um Jogo de Tabuleiro, denominado "Na trilha da Educação física", confeccionado por um grupo de cinco professoras-pesquisadoras, mestrandas do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede, da Universidade Federal do Ceará (ProEF/UFC), na disciplina Problemáticas da Educação Física, e teve por objetivo elaborar um jogo baseado na BNCC e em proximidade aos/às docentes de Educação física escolar. O grupo reuniu-se de forma presencial e remota para pensar e elaborar o jogo, que teve uma trilha a ser percorrida, com perguntas e respostas voltadas para o conhecimento das unidades temáticas da BNCC e de situações limites que acontecem nas aulas, por meio de vinhetas criadas a partir da realidade das professoras-pesquisadoras. O jogo elaborado permite a participação de duas a quatro pessoas. Após a confecção do jogo, foi proposto em uma aula, que quatro grupos de docentes experimentassem e expusessem como foram as experiências e suas perspectivas com a proposta. As vivências foram muito importantes, promoveram debates e análises críticas da forma como a Educação física é feita e percebida na cultura escolar. Conclui-se que o referido jogo pode ser explorado por turmas de acadêmicos e docentes de Educação Física, por ser totalmente adaptável para as inquietações ou demandas da área, e permitir confrontar a BNCC tomando as realidades das escolas como ponto de partida. O trabalho teve o apoio da Capes.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA PARA COMPREENSÃO DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2195. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89478