“OCUPA O PODER, OCUPA TUDO”: EDUCAÇÃO, POLÍTICA E GÊNERO NA TRAJETÓRIA DE MULHERES QUE PARTICIPARAM DOS MOVIMENTOS DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS (2015-2016)
Resumen
A “Primavera Secundarista” foi um fenômeno caracterizado pela ocupação das Escolas, Universidades e Institutos Federais em todo o território nacional no período de agosto a novembro de 2016. O movimento teve como liderança os jovens da rede pública de ensino diante das medidas impostas pelo novo governo, como a Reforma do Ensino Médio, e a Emenda Constitucional nº 55, que criou empecilhos para investimentos públicos em setores como Educação. O protagonismo feminino surgiu como um dos elementos latentes desse período, proporcionando acionar elementos presentes na realidade social, colocando em questão as relações sociais estabelecidas historicamente, que apontam definição dos papéis de gênero a espaços localizados dentro da estrutura da sociedade, principalmente no campo político. Nessa dimensão, o objetivo da pesquisa se tornou: como, por meio trajetória das mulheres egressas dos movimentos de ocupação (2015-2016), compreender a repercussão das questões de gênero na formação política dessas jovens? Através das pesquisas desenvolvidas na região -paraibana (MENDES; 2017;2020), e a atual continuidade como projeto de doutorado no Programa de Pós-Graduação Sociologia/UFC, o percurso metodológico do trabalho utilizou a técnica de entrevistas semiestruturada executada individualmente. Torna-se evidente, como aspectos durante esse período, a possível reestruturação do movimento estudantil nos espaços escolares, com estreita conexão com o movimento de mulheres, principalmente, mediante as estratégias de organização e a presença de pautas relacionadas, proporcionando a abertura de múltiplas vozes em “seus lugares de fala”, contribuindo, segundo a literatura, para formação da quarta onda feminista no Brasil.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
“OCUPA O PODER, OCUPA TUDO”: EDUCAÇÃO, POLÍTICA E GÊNERO NA TRAJETÓRIA DE MULHERES QUE PARTICIPARAM DOS MOVIMENTOS DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS (2015-2016). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2218. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89501