QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA AO JOELHO APÓS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: ESTUDO COORTE PROSPECTIVO
Resumen
Introdução: Pacientes com reconstrução do ligamento cruzado anterior (RLCA) apresentam menor nível de qualidade de vida (QV) do que indivíduos saudáveis. Poucos estudos utilizaram um questionário específico para avaliação da QV nessa população. O Quality Of Life Outcome Measure for Chronic Anterior Cruciate Ligament Deficiency (ACL-QoL) contém itens de alta relevância para indivíduos com RLCA comparado com outras medidas. Objetivo: Descrever a QV em indivíduos após a RLCA e acompanhá-los após 2 anos da avaliação inicial. Métodos: Trata-se de um estudo coorte prospectivo em que 131 participantes submetidos à RLCA foram acompanhados 2 anos após a avaliação inicial, através de um formulário online, enviado no período de julho de 2020 a dezembro de 2021. Dados antropométricos, clínicos e respostas ao questionário ACL-QoL foram coletadas. Média e desvio-padrão foram obtidos e variáveis nominais apresentadas em números absolutos e frequências. Resultados: Dos 131 participantes do baseline, 116 responderam ao formulário no acompanhamento (perda amostral: 11,5%). Os participantes do baseline eram na sua maioria homens 115 (87,8%), com 29,9 (±7,7) anos de idade, tinham enxerto do tendão dos flexores 96 (73,3%) e um tempo médio de 29,4 meses de pós-operatório. Apresentaram uma média de 68,3 (±18,2) pontos no ACL-QoL e, no acompanhamento, 72,6 (±20,2) pontos. A pontuação no acompanhamento foi quantificada, observando os 5 domínios do ACL-QoL: Sintomas e queixas físicas com média de 75,1 (±23,5) pontos; Queixas relacionadas ao trabalho 82,8 (±26,6) pontos; Atividades recreativas e participação/competição esportiva 58,7 (±24,4) pontos; Estilo de vida 80,3 (±20,1) pontos e; Social e emocional com 68,9 (±25,3) pontos. Conclusão: Observa-se que houve um aumento da QV no acompanhamento de 2 anos e o domínio de Atividades recreativas foi o mais afetado. Agradecimentos: Parte deste estudo foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA AO JOELHO APÓS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: ESTUDO COORTE PROSPECTIVO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2296. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89580