REPRESENTAÇÃO DE HOMOSSEXUAIS NEGROS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Esta proposta de apresentação nos Encontros Universitários expõe parte da pesquisa de mestrado intitulada “Identidade, raça e masculinidades: narrativas de histórias de vida de homossexuais negros”, orientada pelo Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima. Entende-se que pessoas brancas, principalmente as colonizadoras, usaram e ainda usam dispositivos da indústria cultural, como filmes, livros, ícones da cultura popular e programas televisivos, para construir uma visão de mundo com imagens irreais da negritude. Assim, objetiva-se conhecer como as produções científicas fazem a representação da homossexualidade masculina de homens negros (pretos e pardos). Trata-se de uma revisão bibliográfica de publicações disponíveis na biblioteca virtual “Portal de Periódicos”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui caráter qualitativo, em que para a busca dos artigos elegeu-se combinação dos descritores: “homossexual” e “negro”. Além disso, acionaram-se os filtros de busca por “artigos”, “periódicos revisado por pares” e “acesso aberto”. Por conta do quantitativo incipiente de publicações, não houve restrição quanto ao período. Os artigos encontrados, delineados tematicamente em contextos de violência, refletem que os dispositivos da indústria cultural influenciam na construção das representações de homossexuais negros em diversos âmbitos, como nos próprios espaços acadêmicos. Além disso, notou-se que os artigos se encontram na perspectiva crítica em defesa da pluralidade dessas masculinidades, como uma reivindicação para que esses sujeitos sejam retratados de maneira ética. Portanto, conclui-se que as produções científicas que abordam as homossexualidades de homens negros tentam retirar esses sujeitos de situações de vulnerabilidade, nas quais as potencialidades de suas vidas são desconsideradas. Agradecemos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) pelo fomento desta pesquisa.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
REPRESENTAÇÃO DE HOMOSSEXUAIS NEGROS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2317. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89602