SUS, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DO DEBATE E DEFESA
Abstract
A literatura tem apontado que a percepção de usuários, estudantes de graduação em saúde e profissionais do SUS difere entre si, quanto ao sistema de saúde. O objetivo do trabalho foi sistematizar a percepção sobre o Sistema de Saúde do Brasil, com estudantes recém-ingressos em um curso da saúde, na Universidade Federal do Ceará. No módulo, em três encontros, foram adotados os procedimentos metodológicos descritos a seguir. No primeiro encontro, os estudantes, subdivididos em cinco grupos, apresentaram seus saberes e percepções, sobre a visão dos usuários, quanto ao sistema e sua utilização. Os monitores, em tutoria, registraram resultados. Os grupos trouxeram dificuldades e potencialidades do sistema que foram compartilhadas de modo lúdico, com apresentações teatrais, áudios e audiovisuais. No segundo momento, o senso comum foi confirmado ou refutado mediante uma pesquisa nas bases de dados, com priorização de temas relevantes. Concomitante aos dois momentos, a pergunta: “Podemos defender o SUS?”. No terceiro, os estudantes promoveram debate com sistematização dos resultados. Em relação ao Programa “Mais Médicos” e a escassez de profissionais, nos pequenos municípios, destacou-se o modelo tradicional de formação e a determinação do sistema capitalista, na decisão dos profissionais sobre o local de exercício da profissão. A suspensão do Programa, pelo atual governo, foi considerada um retrocesso. Quanto ao descrédito da população com o SUS sobressaiu, como determinantes, a privatização, subfinanciamento e fragilidades na gestão. Em superação às posições iniciais e lacunas de conhecimento, foi produzido o consenso da saúde como direito e a necessidade de aproximação com a comunidade em defesa do SUS. A abordagem foi percebida, como facilitadora para estudar o sistema de saúde. Os monitores relataram como desafiadora, a prática educativa dialógica, com apoio em metodologias ativas, para facilitar o ensinar e aprender.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
SUS, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DO DEBATE E DEFESA. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 2028. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59787