USO DE TECNOLOGIA MÓVEL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA GESTÃO DA SAÚDE DE IDOSOS COM DOR LOMBAR.
Abstract
Introdução: Um em cada quatro idosos brasileiros sentem dor lombar (DL). O autogerenciamento da dor e a prática de exercícios físicos são a primeira linha de tratamento para essa condição. O uso da tecnologia móvel pode ser uma ferramenta de suporte útil na gestão de saúde em dor lombar; contudo, poucos estudos abordam o uso destes recursos para a população idosa. Objetivos: Descrever o padrão de uso da tecnologia móvel e a aplicabilidade desta como estratégia de suporte para idosos com dor lombar. Metodologia: Estudo transversal, realizado em pacientes idosos cadastrados no banco de dados do Projeto de Pesquisa e Extensão Movimento, da Universidade Federal do Ceará, entre os anos de 2016 e 2019. Na primeira fase, foi realizada coleta e triagem da amostra a partir do banco de dados do Movimento. Na segunda fase, um questionário foi aplicado via ligações telefônicas. Na terceira fase, foi realizada a tabulação e análise dos dados obtidos. Resultado: De 64 indivíduos contatados, 34 constituíram a amostra final, sendo idosos de ambos os sexos, com média de idade de 64 anos (5,89). Dos entrevistados, a maioria faz uso frequente do celular, 52,95% tem facilidade no uso do celular, 47,05% têm ligações como função mais utilizada e 55,88% preferem ser informados em saúde via ligações telefônicas. Ademais 88,23% têm acesso à internet móvel e wifi e 44,13% têm WhatsApp como aplicativo de preferência. Conclusão: Os resultados indicam um elevado percentual do uso da tecnologia móvel por idosos, assim como a facilidade no uso de recurso já comuns a essa população, como o WhatsApp. Com isso, pode-se constatar o potencial uso desse recurso como estratégia de suporte para a gestão da saúde do idoso e engajamento no autogerenciamento da sua condição. Esses resultados preliminares subsidiarão uma das etapas de um estudo ampliado sobre programa de treinamento e o uso da tecnologia móvel no manejo da DL em idosos.Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
USO DE TECNOLOGIA MÓVEL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA GESTÃO DA SAÚDE DE IDOSOS COM DOR LOMBAR. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 2138. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59897