PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ELO DE INTERAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS DE TURMAS VIRTUAIS
Abstract
Os estudos que contemplam a chamada psicologia jurídica compreendem dimensões gerais de uma ciência que combinada a prática e análise jurídica oferecem melhor entendimento sobre as principais lides do direito brasileiro contemporâneo. Na disciplina Psicologia Geral e Jurídica são ensinadas as noções basilares da psique humana, relacionando a diversas matérias da esfera do direito, alcançando desde conflitos civis a tipos penais complexos recém estabelecidos. Trata-se de uma disciplina ministrada ainda no primeiro semestre da graduação, sendo portanto para muitos alunos parte das primeiras experiências em uma sala de aula do ensino superior. Os desafios que já estavam presentes em situações didáticas mais simples foram aprofundados dentro do contexto de pandemia do COVID-19, impondo a necessidade de serem adotadas e aprimoradas diferentes técnicas de ensino que propiciem, a distância, aprendizado de qualidade em uma circunstância árdua.No caso da disciplina em comento, mesmo antes de sermos acometidos pela atual conjuntura, já estava prevista em seu plano curricular a utilização de múltiplos meios de transmissão do conteúdo desejado, utilizando também demais produções audiovisuais. Para além disso, entendendo que a aprendizagem não é um processo que apenas abrange a transmissão de conhecimento formal, como também a capacidade de realizar conexões entre ideias e pessoas, portanto, durante o ensino da disciplina de Psicologia Geral e Jurídica no semestre 2021.1 pude notar que, a utilização de ferramentas audiovisuais, além de poderem ser utilizadas para transmissão do tópico a ser aprofundado, também se tornaram elo capaz de promover maior entrosamento entre os alunos, facilitando a troca de saberes em um ambiente aparentemente estéril e frio como a tela de nossos computadores e celulares.Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ELO DE INTERAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS DE TURMAS VIRTUAIS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3247. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76374