A ESCRITA COMO FORMA DE SE REAFIRMAR ENQUANTO SUJEITO DENTRO DA SOCIEDADE: UM RECORTE ENTRE A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA FEMININA
Abstract
Através do que se conhece sobre o marco histórico e a forma que foi construído o cânone literário, é possível perceber lacunas no tocante à inserção das obras produzidas por escritores afrodescendentes. Nesse sentido, objetiva-se com essa pesquisa compreender em que medida a colonização influenciou em um processo de apagamento literário que perdura até os dias atuais. Posto isto, propõe-se apontar possíveis soluções para dar visibilidade a essas literaturas no âmbito social e acadêmico. Em concordância, serão utilizados autores como Ki-Zerbo, Grada Kilomba, Stuart Hall, Cuti e entre outros que contribuem para um aporte teórico consistente ao tema proposto. Simultaneamente, tenciona uma análise literária acerca de contos que fazem parte da literatura africana e afro-brasileira. Sendo assim, pressupõe um recorte sobre a importância dessas escritas como forma de reafirmação enquanto sujeito dentro da sociedade. Além disso, serão abordadas problemáticas existentes sobre o racismo, desigualdade social e de gênero, visto que, as obras estudadas contribuem para o estudo dessas temáticas. A metodologia proposta para realização dessa pesquisa consiste em uma leitura seletiva, através das obras teóricas e literárias. Seguida de uma pesquisa bibliográfica, onde se percebe questões relevantes para o desenvolvimento do trabalho. Como resultado parcial, até o presente momento é possível afirmar as semelhanças entre a literatura africana e afro-brasileira feminina, especialmente entre o gênero conto, dispondo como as principais referências literárias as obras das autoras: Conceição Evaristo e Dina Salústio. Com intuito de perceber como elas descrevem momentos, sentimentos e narrativas vivenciadas. Dessa maneira, é possível compreender as formas de escritas e oralidades que são cultuadas em África e como elas influenciaram nas obras da literatura africana, mas também, talvez através de uma herança ancestral intrínseca nas obras de autoria feminina afro-brasileira.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
A ESCRITA COMO FORMA DE SE REAFIRMAR ENQUANTO SUJEITO DENTRO DA SOCIEDADE: UM RECORTE ENTRE A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA FEMININA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1806. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86574