ADAPTAÇÕES DE FIXADORES ALTERNATIVOS PARA GEOTINTA
Abstract
Através de pigmentos naturais presentes no solo, como os óxidos de ferro, há a possibilidade de confeccionar tintas. A geotinta é fabricada à base de água, material pigmentante, o solo e uma substância fixadora, em geral, cola. Destacando-se perante as tintas industrializadas pelo seu fácil preparo, baixo custo, simplicidade dos materiais e, sobretudo, pela ausência de contaminantes, isto é, elimina impactos à saúde humana e minimiza impactos ao ambiente. A tinta elaborada pode ser adotada na pintura de ambientes internos e externos, bem como em ações ligadas à fins recreativos, artísticos e culturais. A proposta do trabalho foi testar a utilização de outros tipos de fixadores na produção da tinta, a saber: goma e amido, comumente disponíveis e isentos de toxicidade. E avaliar o potencial de fixação e aplicação da tinta nas superfícies de papel, papelão e concreto. Para a formulação e preparação da tinta foram separados três recipientes com 5 ml de solo. Em seguida, adicionadas soluções individuais feitas na proporção de 2:1 de água e cola; água e amido; água e goma em cada recipiente. Por fim, homogeneizada a mistura. Para cada tinta obtida de um fixador foram realizados testes de aplicação. Verificou-se que no papel e papelão a cobertura e fixação foi satisfatória para todas tintas independentemente do fixador usado. Constatado apenas que quando usado goma e amido a tonalidade da tinta é mais suave e desuniforme na aplicação, impactando sua aparência na superfície. Na superfície de concreto todas as tintas tiveram boa cobertura e uniformidade, mas expondo a superfície à água somente a tinta com cola se fixou, obtendo melhor cobertura e aparência de cor mais forte que as demais. Portanto, seja qual for o fixador empregado, as tintas obtidas tingem bem as superfícies, se mostrando capazes de usos artísticos de pintura. Em superfícies externas de concreto, a tinta com cola é a recomendada devido maior fixação do pigmento e durabilidade frente ao desgaste pela água.Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ADAPTAÇÕES DE FIXADORES ALTERNATIVOS PARA GEOTINTA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2517. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86767