ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (UAPS)
Abstract
Introdução: Dentre atividades de educação em saúde nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), um tema bastante relevante é o descarte consciente de medicamentos vencidos ou fora de uso. Durante a semana destinada ao Uso Racional de Medicamentos, foi realizada uma campanha educativa na UAPS Anastácio Magalhães a respeito do assunto. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos pacientes da UAPS Anastácio Magalhães sobre o descarte de medicamentos vencidos ou fora de uso. Metodologia: Para coleta de dados foi utilizado um questionário criado pelo Conselho Federal de Farmácia onde foi questionado o nome, sexo, escolaridade, renda mensal e de que forma os pacientes descartam os medicamentos vencidos ou fora de uso. Na pesquisa 28 pacientes abordados na fila da farmácia responderam ao questionário. Quanto a apresentação dos resultados, foi utilizada estatística descritiva com objetivo básico de sintetizar, organizar e descrever os dados por meio de gráficos. Resultados: Em relação ao grau de escolaridade pode-se observar que há diversificação variando desde o analfabeto até o ensino médio completo. Sobre o descarte de forma geral, observa-se que 57% dos entrevistados descartam de forma inadequada e que apenas 28,57 % da forma correta. Conclusão: Os resultados da pesquisa reafirmam o grau de desconhecimento da população estudada e a necessidade da educação para um correto descarte de medicamentos para evitar contaminação do meio ambiente. Desta forma, é de grande importância o serviço de dispensação realizado pelo profissional farmacêutico que além de analisar os aspectos técnicos e legais de receituário realizando suas intervenções, também orientam a população sobre aspectos gerais do uso de medicamentos inclusive o descarte adequado e seguro.Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Extensão
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (UAPS). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2581. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86832