IDENTIDADE DOCENTE E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO
Abstract
O presente ensaio aborda a identidade do professor pedagogo que atua em várias áreas e leciona vários componentes curriculares, contudo, essa atuação ampla pode exercer influência sobre a identidade deste docente. Diante disso, a grande questão é: O professor pedagogo que leciona em turmas de primeiro ao quinto anos do ensino fundamental se reconhece como professor de matemática? Para responder a este questionamento estabeleceu-se como objetivo descrever as representações de identidade docente do professor dos anos iniciais do ensino fundamental a partir do Curso de Extensão Professor-pesquisador: teoria e prática. A abordagem dessa pesquisa exploratória é de natureza qualitativa e descritiva por amostragem. Desta forma, dentre trinta e cinco professores inscritos no curso de extensão (população) fez-se um recorte entre os pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, portanto, a amostra é composta de cinco professores do primeiro ao quinto ano, sendo que, os critérios de escolha dos sujeitos foram a participação no curso de extensão, a formação inicial em Pedagogia e o fato de terem respondido o formulário proposto. A técnica adotada foi a observação participante e o lócus da pesquisa foi o curso Professor-pesquisador: teoria e prática desenvolvido na Faculdade de Educação - FACED/UFC. As análises apontam que os professores reconhecem-se enquanto formadores de cidadãos, mediadores de aprendizagem e também alfabetizadores, contudo, não mencionaram o seu papel enquanto professor de matemática. Conclui-se que, embora a atuação do pedagogo seja polivalente, a maioria dos pesquisados respondeu que não se reconhece como professor de matemática, chegando a relatar as dificuldades de alguns colegas em lecionar o referido componente curricular.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
IDENTIDADE DOCENTE E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2087. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89367