POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO KOMBUCHA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
O chá do kombucha é uma bebida ácida milenar e com sabor agridoce característico, que é consumida tradicionalmente em diversas partes do mundo, especialmente na Ásia. Essa bebida apresenta diversos benefícios para a saúde humana, podendo ser obtida através da fermentação de chá verde ou preto e sacarose. O kombucha é rico em compostos bioativos, incluindo polifenóis e ácidos orgânicos, que conferem ao chá suas propriedades promotoras da saúde, como antiinflamatória, hepatoprotetora, antidiabética e antioxidante. Curiosamente, o kombucha também apresenta potencial antimicrobiano, apesar de abrigar uma infinidade de microrganismos. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura acerca das propriedades antimicrobianas do kombucha, discutindo as principais limitações e desafios da pesquisa atual, bem como as perspectivas de estudos futuros. As evidências foram pesquisadas nas bases de dados Scopus e PubMed, com as palavras-chave “kombucha”, “SCOBY” e “antimicrobial”, sendo consideradas as publicações dos anos 2010 a 2022. Os componentes metabólicos fermentados do kombucha, como os ácidos graxos, parecem atuar coletivamente em uma ação sinérgica, dando origem à atividade antimicrobiana, bem como substâncias antibióticas que inibem microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos. Além disso, alguns estudos têm relatado propriedades antifúngicas desse chá. No entanto, o conhecimento atual sobre o potencial antimicrobiano do kombucha permanece limitado, devido à maioria das publicações ainda estarem restritas a estudos in vitro. Portanto, há uma lacuna de pesquisa sobre o mecanismo da reação do kombucha contra patógenos específicos e sua influência na saúde humana após o consumo. Uma pesquisa mais aprofundada pode facilitar a descoberta de outros antimicrobianos, mostrando-se útil também contra a ameaça da resistência a antibióticos.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO KOMBUCHA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2274. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89558