UM PARALELO LUSO-BRASILEIRO DOS CIRCUITOS JUNINOS (BRAGA X FORTALEZA) E SEUS PROCESSOS FOLKMIDIÁTICOS AUDIOVISUAIS
Abstract
Tendo a vista que a ocorrência de eventos de grande porte tem sido cada vez mais recorrente e estimulada em escala mundial na atualidade, sobretudo em ambientes urbanos, este trabalho, de natureza metodológica qualitativa etnográfica, busca investigar como se organizam atualmente os ciclos das festas de São João na cidade portuguesa de Braga e na cidade brasileira de Fortaleza (CE), traçando um paralelo comparativo luso-brasileiro entre ambas sob o ponto de vista cultural e estrutural dos festejos juninos, uma vez que as duas cidades atraem para si olhares de interesses midiáticos (Freitas, 2011) e turísticos (Castro, 2012) sobre os eventos do mês de junho. Outras metodologias podem ser aplicadas neste estudo de caso (Meirinhos, Osório; 2010) comparativo, a partir da busca e coleta de dados, tais como a observação participante, entrevistas semiestruturadas (Sampieri, 2014), pesquisa bibliográfica e análise documental (Zanella, 2013) e de conteúdo. Com base na teoria da folkcomunicação (Beltrão, 2014), o trabalho propõe acompanhar isoladamente a edição anual de cada cidade (Lefèbvre, 2001) em anos consecutivos, identificando também o processo folkmidiático (Luyten, 2002) de elaboração e apresentação das campanhas temáticas juninas pelas lentes da TV Verdes Mares, no Brasil e Braga TV, em Portugal; dois veículos de comunicação que oferecem conteúdo audiovisual nas referidas cidades. Os resultados parciais apontam para um crescente favorecimento da cultura como um motor potencial das cidades, impulsionada pela sua criatividade e traços de espetacularização, que são disseminados pela visibilidade dada pelos veículos de mídia, movimentando a cadeia da folkcomunicação. Os devidos agradecimentos são destinados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo financiamento e apoio ao desenvolvimento desta investigação.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
UM PARALELO LUSO-BRASILEIRO DOS CIRCUITOS JUNINOS (BRAGA X FORTALEZA) E SEUS PROCESSOS FOLKMIDIÁTICOS AUDIOVISUAIS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2357. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89642