PRÁTICAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA
Abstract
Refletir sobre Inclusão Escolar requer pensarmos numa rede de ensino que adota uma pedagogia diversificada, em que todos são atendidos, independente de suas diferenças e singularidades. Dessa forma, é indispensável que as instituições de ensino continuem atentas aos interesses, às dificuldades, características apresentadas por todos sem exceções. É nesse viés de pensamento que temos como objetivo analisar as relações estabelecidas entre os sujeitos atendidos e as ações do projeto intitulado Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência do Município de Fortaleza.. Nesse sentido, buscando trabalhar as abordagens das práticas pedagógicas e que surgem ser pensadas, (com)vividas e sentidas. Assim, propomos ver as estabelecidas na escola entre bolsistas do projeto do AEE, os sujeitos e os profissionais da rede de ensino, buscando compreender de que maneira a inclusão escolar é importante para compreendermos a educação de pessoas com deficiência no município de Fortaleza. Como procedimentos metodológicos, buscam-se dados através das atividades de observação e intervenção, atendimentos realizados na sala de recurso multifuncional UFC/FACED; realização de trabalho e pesquisas em escolas públicas municipais do entorno com a oferta de AEE. É preciso se pensar sobre o papel do AEE na escola e a forma que os próprios profissionais de educação lidam com a deficiência. Observamos que é essencial que o AEE nessas escolas funcione para além das ações, possibilitando, assim, que a inclusão escolar se efetive. Além disso, é preciso que se compreenda que o papel fundamental do projeto é aprimorar e incentivar a formação do licenciando, enquanto que o AEE deve atender às necessidades de alunos que não são totalmente atendidos em sala de aula, sendo seu funcionamento não dependente do programa. É importante destacar que não existem receitas prontas para atender a especificidade de cada aluno com deficiência ou dificuldade de aprendizagem.Downloads
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Published
2017-11-08
How to Cite
Gomes de Oliveira, E. C., Duarte, J. A., & Lustosa, F. G. (2017). PRÁTICAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5398. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30422
Issue
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II Encontro de Iniciação Acadêmica
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