PRÁTICAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

Autores/as

  • Edna ConceiÇÃo Gomes de Oliveira
  • Jonatas Alves Duarte
  • Francisca Geny Lustosa

Resumen

Refletir sobre Inclusão Escolar requer pensarmos numa rede de ensino que adota uma pedagogia diversificada, em que todos são atendidos, independente de suas diferenças e singularidades. Dessa forma, é indispensável que as instituições de ensino continuem atentas aos interesses, às dificuldades, características apresentadas por todos sem exceções. É nesse viés de pensamento que temos como objetivo analisar as relações estabelecidas entre os sujeitos atendidos e as ações do projeto intitulado Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência do Município de Fortaleza.. Nesse sentido, buscando trabalhar as abordagens das práticas pedagógicas e que surgem ser pensadas, (com)vividas e sentidas. Assim, propomos ver as estabelecidas na escola entre bolsistas do projeto do AEE, os sujeitos e os profissionais da rede de ensino, buscando compreender de que maneira a inclusão escolar é importante para compreendermos a educação de pessoas com deficiência no município de Fortaleza. Como procedimentos metodológicos, buscam-se dados através das atividades de observação e intervenção, atendimentos realizados na sala de recurso multifuncional UFC/FACED; realização de trabalho e pesquisas em escolas públicas municipais do entorno com a oferta de AEE. É preciso se pensar sobre o papel do AEE na escola e a forma que os próprios profissionais de educação lidam com a deficiência. Observamos que é essencial que o AEE nessas escolas funcione para além das ações, possibilitando, assim, que a inclusão escolar se efetive. Além disso, é preciso que se compreenda que o papel fundamental do projeto é aprimorar e incentivar a formação do licenciando, enquanto que o AEE deve atender às necessidades de alunos que não são totalmente atendidos em sala de aula, sendo seu funcionamento não dependente do programa. É importante destacar que não existem receitas prontas para atender a especificidade de cada aluno com deficiência ou dificuldade de aprendizagem.

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Publicado

2017-11-08

Cómo citar

Gomes de Oliveira, E. C., Duarte, J. A., & Lustosa, F. G. (2017). PRÁTICAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5398. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30422

Número

Sección

II Encontro de Iniciação Acadêmica