A PARCERIA ENTRE O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÁRIO QUINTANA E A UNIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA/UFC: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE PROJETO

Authors

  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao
  • Rosângela Maria Araújo Ferro
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Abstract

Este trabalho apresenta algumas articulações significativas que ocorreram no primeiro semestre de 2017, durante a parceria entre uma instituição pública municipal e a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança/UFC, que permitiu a aproximação dos dois grupos de professores para analisarmos e discutirmos sobre as ideias e concepções sobre a Pedagogia de Projetos. As autoras participam do Projeto de Extensão “O trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores da Educação Infantil” que busca fomentar a troca e ampliação de conhecimentos sobre a organização do trabalho na Educação Infantil. Objetivamos evidenciar as experiências que emergiram no contexto do Centro de Educação Infantil, que desencadearam questionamentos e reflexões sobre as práticas da Pedagogia de Projetos e as organizações das ações didáticas das professoras com a intenção de valorizar o protagonismo infantil. Destacamos aqui, a partir de um olhar reflexivo, os projetos das professoras participantes do Projeto de Extensão que são: “Bichos”, “Passarinhos” e “Os peixes”. Diante disso, evidenciamos como a parceria entre as duas instituições colaborou com a ampliação dos conhecimentos das professoras do CEI acerca da temática, a partir das discussões e leituras de textos de maneira que essas aprendizagens refletissem em suas práticas cotidianas. Adotamos como referencial teórico Edwards (2016); Dewey (1959); Domingues (2014) e Fochi (2015). Nesta direção, o papel contínuo da gestão, com esse olhar formador, é de construir contextos e instrumentos de reflexão em relação à prática dos professores de modo a favorecer que os mesmos pensem e analisem seu trabalho pedagógico junto às crianças contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Araujo Saboia Leitao, F. M., Araújo Ferro, R. M., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). A PARCERIA ENTRE O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÁRIO QUINTANA E A UNIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA/UFC: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE PROJETO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5559. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30583

Issue

Section

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência