A PARCERIA ENTRE O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÁRIO QUINTANA E A UNIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA/UFC: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE PROJETO
Resumo
Este trabalho apresenta algumas articulações significativas que ocorreram no primeiro semestre de 2017, durante a parceria entre uma instituição pública municipal e a Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança/UFC, que permitiu a aproximação dos dois grupos de professores para analisarmos e discutirmos sobre as ideias e concepções sobre a Pedagogia de Projetos. As autoras participam do Projeto de Extensão “O trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores da Educação Infantil” que busca fomentar a troca e ampliação de conhecimentos sobre a organização do trabalho na Educação Infantil. Objetivamos evidenciar as experiências que emergiram no contexto do Centro de Educação Infantil, que desencadearam questionamentos e reflexões sobre as práticas da Pedagogia de Projetos e as organizações das ações didáticas das professoras com a intenção de valorizar o protagonismo infantil. Destacamos aqui, a partir de um olhar reflexivo, os projetos das professoras participantes do Projeto de Extensão que são: “Bichos”, “Passarinhos” e “Os peixes”. Diante disso, evidenciamos como a parceria entre as duas instituições colaborou com a ampliação dos conhecimentos das professoras do CEI acerca da temática, a partir das discussões e leituras de textos de maneira que essas aprendizagens refletissem em suas práticas cotidianas. Adotamos como referencial teórico Edwards (2016); Dewey (1959); Domingues (2014) e Fochi (2015). Nesta direção, o papel contínuo da gestão, com esse olhar formador, é de construir contextos e instrumentos de reflexão em relação à prática dos professores de modo a favorecer que os mesmos pensem e analisem seu trabalho pedagógico junto às crianças contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo Saboia Leitao, F. M., Araújo Ferro, R. M., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). A PARCERIA ENTRE O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÁRIO QUINTANA E A UNIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA/UFC: A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE PROJETO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5559. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30583
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.