EXPERIMENTO REAL E VIRTUAL EM AULAS DE FÍSICA
Resumen
Nas aulas de física do Pibid fazemos a seguinte indagação: qual é a importância do laboratório de física para os processos didáticos de ensino e de aprendizagem de física? O professor de física encontra muitas dificuldades para fazer com que o aluno aprenda de forma coerente e duradoura, para além da simples memorização. Numa aula expositiva na sala de aula, em parceria com Objetos de Aprendizagem (OAs) para a demonstração de fenômenos da natureza, os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo. Ou seja, a diversificação da metodologia com o experimento demonstrativo ajuda na aproximação da realidade do aluno. O experimento dá grande significado para o aprendizado em física. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica que emprega dois OAs na forma de experimentos, um real e um virtual para potencializar o ensino/aprendizagem de física. Particularmente, utilizando o rádio sem pilha como experimento real, com material de baixo custo, podemos instigar no aluno a curiosidade do funcionamento de uma onda eletromagnética. Para analisar o espectro eletromagnético utilizamos o software de um experimento virtual disponível no PHET, sobre a formação e propagação da onda eletromagnética; onde se pode visualizar, através da simulação computacional, o fenômeno acontecendo. Por outro lado, o experimento com o uso de material de baixo custo pode superar uma das grandes dificuldades da escola, que é a implementação de laboratórios de ensino. No entanto, percebe-se que um experimento utilizando material de baixo custo, ou seja materiais cotidianos de fácil acesso ao professor e ao aluno, sejam capazes de demonstrar um fato experimental do dia-a-dia do aluno. Esses recursos enriquecem a aula tornado o ensino de física mais palpável e de fácil compreensão. A implantação desses recursos didáticos potencializam as aulas de física, tornando até possível dizer que as aulas de física ficaram mais fáceis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-08
Cómo citar
Silva, J. M., Pereira da Silva, G. V., Costa, B. B., Mesquita Celso, W. J., Rodrigues dos Santos, V., & Araujo Silva, M. A. (2017). EXPERIMENTO REAL E VIRTUAL EM AULAS DE FÍSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5644. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30668
Número
Sección
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.