PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS AOS ALUNOS SURDOS.
Abstract
Os estudantes surdos do curso Licenciatura em Letras Libras ingressam na universidade trazendo consigo dificuldades na leitura e escrita em português, uma vez que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua desses sujeitos (L1) e a Língua Portuguesa a segunda (L2). Dessa forma, o Projeto “Promovendo Acessibilidade na Língua Portuguesa aos Estudantes Surdos” vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC) tem por objetivo possibilitar o acesso desses discentes às suas demandas acadêmicas, em que é necessário a leitura e escrita em Língua Portuguesa. Para colaborar com a aprendizagem desses estudantes, realizamos encontros presenciais, vídeo-chamadas e plantão tira-dúvidas para promover discussões mais profundas sobre o aporte teórico usado nas disciplinas e assim minimizar as dificuldades, bem como auxiliando na participação destes estudantes na apresentação de trabalhos acadêmicos tanto em eventos como em sala de aula. Este projeto tem facilitado o processo de inclusão acadêmica de pessoas surdas no âmbito da universidade, a acessibilidade dos estudantes surdos tem sido facilitada pela atuação dos monitores, porque os debates, esclarecimentos e discussões são realizados em Libras- L1 dos alunos surdos. Além disso, tem contribuído fortemente com a aprendizagem destes monitores nas trocas de aprendizagem, experiências entre línguas e culturas diferentes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.