TRÍGONO PERIGOSO DA FACE E CONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA CLÍNICA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
Abstract
O trígono perigoso da face, ou triângulo perigoso, é uma região triangular que se estende do lábio superior à base do nariz, sendo uma região de importância clínica, pois possui riscos associados à vida. Na atualidade observamos que há déficit na integração do conhecimento básico e clínicos desse trígono na graduação, que deveria ser explicitada no ciclo básico do curso de medicina para prevenção de possíveis complicações, como meningite e encefalite. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em realizar uma intervenção educativa sobre trígono perigoso da face com finalidade de melhorar o conhecimento básico e clínico. Foram realizados pré-teste com 58 estudantes do primeiro e segundo semestre do curso de medicina utilizando como ferramenta um questionário estruturado. Após o pré-teste, foram distribuídos panfletos acerca desse trígono para esses alunos, explicando sobre seus limites e suas correlações clínicas, para que eles fossem conscientizados adequadamente. Após intervenção educativa foi realizado o pós-teste com alunos do curso de medicina de 1° e 2° semestre. Para análise dos dados utilizou-se o teste de Mann Whiney, sendo considerados os valores significativos quando apresentaram o p<0,05. Observou-se que não existe diferença estatisticamente significativa entre a idade dos participantes. Verificou-se uma diferença estatisticamente significativa do conhecimento após a intervenção educativa (p<0,05). A intervenção educativa melhora significativamente o conhecimento sobre os limites e os aspectos básicos e clínicos sobre o trígono. Constatou-se que a intervenção educativa melhora o conhecimento e o processo de aprendizagem sobre o trígono perigoso da face, melhorando o conhecimento dos estudantes de medicina.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.