UTILIZAÇÃO DE QUIZ E PALAVRAS CRUZADAS COMO ESTRATÉGIAS NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO.

Authors

  • Dayane de Paulo Magalhaes
  • Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira
  • Juliano Sartori Mendonca
  • Lidia Nara Fernandes Evangelista
  • Vanara Florencio Passos

Abstract

A utilização de estratégias dinâmicas no processo ensino-aprendizado vem se mostrando como uma excelente ferramenta na consolidação do conteúdo abordado em sala de aula. Nesse contexto, percebemos que a utilização de gamificação facilita a solidificação do aprendizado, bem como fortalece o convívio social, uma vez que essa estratégia permite maior interação da turma, deixando de ser um aprendizado voltado só para o individual, procedimento padrão. Dessa forma, objetivou-se avaliar o impacto do uso de quiz e palavras cruzadas na consolidação e no rendimento dos estudantes da disciplina de Materiais Dentários do curso de odontologia da UFC. A dinâmica abordada compreende dois momentos, necessitando que a turma seja dividida em grupos. No primeiro momento, cada grupo responde uma cruzadinha sem auxílio de celulares, livros ou outras fontes. No segundo momento, o grupo participará de um quiz disponível para uso em smartphone, onde são feitas várias perguntas sobre o conteúdo abordado na disciplina, contendo quatro alternativas cada e com o tempo limitado. Ao final, os acertos são pontuados em escores, compondo, assim, uma parte da nota. Como uma forma de averiguar a satisfação dos alunos com a metodologia aplicada foi realizado um questionário, observando a satisfação ou não com a metodologia aplicada e se, na concepção deles, deveria modificar algo. De acordo com a análise do questionário respondido por 27 alunos, observou-se que 92,6% (25 alunos) consideram aprender muito com essa forma de ensino de gamificação e, apenas, 7,4% (2 alunos) se sentiram indiferentes. 85,2% optaram pela dinâmica como a melhor forma de consolidação do conhecimento, restando 11,1% para apenas aula teórica e 3,7% para provas. Todos concordaram que a utilização de dinâmicas corrobora para uma melhoria na socialização. Portanto, percebemos que os usos de ferramentas mais dinâmicas contribuem de maneira satisfatória no processo de ensino-aprendizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-01-01

Issue

Section

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência