UTILIZAÇÃO DE QUIZ E PALAVRAS CRUZADAS COMO ESTRATÉGIAS NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Resumen
A utilização de estratégias dinâmicas no processo ensino-aprendizado vem se mostrando como uma excelente ferramenta na consolidação do conteúdo abordado em sala de aula. Nesse contexto, percebemos que a utilização de gamificação facilita a solidificação do aprendizado, bem como fortalece o convívio social, uma vez que essa estratégia permite maior interação da turma, deixando de ser um aprendizado voltado só para o individual, procedimento padrão. Dessa forma, objetivou-se avaliar o impacto do uso de quiz e palavras cruzadas na consolidação e no rendimento dos estudantes da disciplina de Materiais Dentários do curso de odontologia da UFC. A dinâmica abordada compreende dois momentos, necessitando que a turma seja dividida em grupos. No primeiro momento, cada grupo responde uma cruzadinha sem auxílio de celulares, livros ou outras fontes. No segundo momento, o grupo participará de um quiz disponível para uso em smartphone, onde são feitas várias perguntas sobre o conteúdo abordado na disciplina, contendo quatro alternativas cada e com o tempo limitado. Ao final, os acertos são pontuados em escores, compondo, assim, uma parte da nota. Como uma forma de averiguar a satisfação dos alunos com a metodologia aplicada foi realizado um questionário, observando a satisfação ou não com a metodologia aplicada e se, na concepção deles, deveria modificar algo. De acordo com a análise do questionário respondido por 27 alunos, observou-se que 92,6% (25 alunos) consideram aprender muito com essa forma de ensino de gamificação e, apenas, 7,4% (2 alunos) se sentiram indiferentes. 85,2% optaram pela dinâmica como a melhor forma de consolidação do conhecimento, restando 11,1% para apenas aula teórica e 3,7% para provas. Todos concordaram que a utilização de dinâmicas corrobora para uma melhoria na socialização. Portanto, percebemos que os usos de ferramentas mais dinâmicas contribuem de maneira satisfatória no processo de ensino-aprendizado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-01-01
Número
Sección
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.