RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3: UMA ANÁLISE DO ANO DE 2019 ATRAVÉS DO YOUTUBE
Abstract
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) vem sendo estudada e definida com maior notabilidade a partir da década de 70, com o desenvolvimento de teorias importantes que comportam aspectos notáveis de análises econômicas e sociais das empresas. Um dos principais teóricos, Carroll (1979), traz a visão Tridimensional de Desenvolvimento Corporativo, o qual dispõe de quatro categorias de análise: econômica, legal, ética e discricionária. A partir disso, percebe-se que a RSC busca equilibrar as trocas entre empresa e sociedade. Para Freire e Souza (2010) essas categorias determinadas por Carroll têm como objetivo principal diminuir os impactos causados pelas atividades empresariais ou, ainda, minimizar as surpresas na esfera gerencial. Dessa forma, a RSC pode ser analisada sob diversos prismas, adequando-se às necessidades sociais e empresariais e aos diferentes cenários em que é aplicada. Dentro de um contexto globalizado, marcado pela tecnologia, torna-se necessário analisar as ações de responsabilidade social das empresas a partir de plataformas digitais, como o YouTube. Este trabalho, portanto, tem como objetivo principal observar as manifestações acerca da Responsabilidade Social Corporativa das empresas através da plataforma YouTube durante o ano de 2019. Para isso, no aspecto metodológico, o estudo consiste numa avaliação qualitativa/quantitativa. A amostra desta análise consistiu em 188 empresas das 422 listadas na B3, sendo consideradas apenas aquelas que possuem canal no YouTube, encontrados por meio dos sites destas, redirecionados a seus respectivos canais. Os principais achados mostraram que das 188 corporações estudadas, apenas 6 divulgaram relatórios de sustentabilidade no ano de 2019, no tocante à temática da Responsabilidade Social Corporativa, o número de empresas aumentou para 10, evidenciando uma baixa divulgação de ações de responsabilidade social corporativa, bem como de seus relatórios de sustentabilidade, por parte dessas organizações.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Ferreira dos Santos, M., Fonseca Teixeira, M., Ruth Sousa Santos, A., & Lucas Souza, J. (2021). RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3: UMA ANÁLISE DO ANO DE 2019 ATRAVÉS DO YOUTUBE. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4302. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64176
Issue
Section
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.