A ATUALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19
Abstract
O ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO É EXTREMAMENTE DINÂMICO, DE MODO QUE AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS ESTÃO EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO, SEJA PELA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIAS, SEJA PELA ADOÇÃO DE SOFTWARES MAIS AVANÇADOS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DA ATIVIDADE DE APOIO À COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CAU) VISANDO À RENOVAÇÃO DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DESTE. DE INÍCIO, A COORDENAÇÃO DO CAU JÁ ESPERAVA ENFRENTAR DESAFIOS DURANTE O PROCESSO, MAS NÃO CONTAVA COM A DECLARAÇÃO DE UMA PANDEMIA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). NESSE SENTIDO, FEZ-SE NECESSÁRIO ADAPTAR TODAS AS ATIVIDADES FUNDAMENTAIS À ATUALIZAÇÃO DO PPP. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, OCORREU A SUSPENSÃO TOTAL DAS ATIVIDADES; EM SEGUIDA, A RETOMADA VIRTUAL DAS FUNÇÕES PROPICIOU O PLANEJAMENTO DAS TAREFAS PRIORITÁRIAS: DEFINIÇÃO DE CRONOGRAMAS, REUNIÕES VIRTUAIS ENTRE CORPO DOCENTE E CORPO DISCENTE E A PREPARAÇÃO PARA O RETORNO ÀS AULAS - DESTA VEZ EM ENSINO REMOTO; POR FIM, A NECESSIDADE DE DAR CONDIÇÕES DE ACESSO AOS ALUNOS DO CAU EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA EM VISTA DO RETORNO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS, ATÉ ENTÃO SUSPENSAS. ESTA ÚLTIMA LEVOU À CRIAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO PARA GARANTIR EQUIPAMENTOS AOS ALUNOS QUE NÃO OS TINHAM, REUNINDO ALUNOS E PROFESSORES EM PROL DA EQUIDADE NO ENSINO. O SUCESSO DA ATUALIZAÇÃO DO PPP, AINDA EM CURSO, É OBSERVADO PRINCIPALMENTE PELA INFLUÊNCIA DAS PROPOSTAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS, QUE, REPRESENTADOS PELOS SEUS LÍDERES DE TURMA NAS REUNIÕES DE INTEGRAÇÃO SEMESTRAL REALIZADAS, AVALIARAM O ANDAMENTO DAS DISCIPLINAS E FIZERAM SUGESTÕES NO SENTIDO DE UM MELHOR APROVEITAMENTO DESTAS. ASSIM, MESMO EM MEIO AOS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19, OBSERVA-SE UMA ATUALIZAÇÃO CONSTANTE E PARTICIPATIVA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CAU.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Lemos Ferreira, F., & Gadelha Cavalcante, M. (2021). A ATUALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 3963. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64202
Issue
Section
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.