ENTRE A RESILIÊNCIA E AS MÍDIAS SOCIAIS, UM RELATO DE ATUAÇÃO NO PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA: PERMANÊNCIA SIM, EVASÃO NÃO.
Resumen
O desafio de tentar compreender como os colegas de academia encaravam as questões de trancamento, abandono e procrastinação, no curso de Educação Física nas modalidades bacharelado e licenciatura (diurno e noturno) da UFC, foi força motriz na elaboração deste trabalho. Primeiro entrave seria coletar os diversos depoimentos de turmas heterogêneas dispostas nos três turnos do IEFES. Para solucionar a problemática, recorri com apoio e supervisão do orientador a criar um formulário eletrônico, como metodologia, em que estariam elencados relatos pessoais explicitando os reais motivos para se chegar ao abandono do curso de graduação. Paralelamente, nos ocorreu no mês de março uma pandemia nefasta que nos desencarrilhou e, claro, abalou as estruturas dos moldes de ensino presencial. A tecnologia nos serviu como espada de dois gumes; ora estava nos proporcionando receber informações que eram inerentes ao nosso projeto, ora estava nos norteando pra prosseguir nessa lida virtual com mais desafios em receber feedbacks dos alunos. Percebeu-se pela análise quanti-qualitativa que haviam dois motivos para o ato final, vinculando-se às questões de transporte (ônibus 020) e insegurança, eis aqui: “Achar que não me identifico mais com o curso” e “Não conseguir oportunidades na área que desejo atuar, pois a Universidade possibilita espaços limitados para aprendizagem”. Pode parecer sem nexo, mas ao darmos um zoom nesses relatos percebeu-se que a desmotivação era causada tanto pela dificuldade de acessar as dependências do IEFES, quanto os mais diversos relatos de insegurança ocorridos principalmente nas turmas do noturno e com alunos do sexo feminino. Ademais, se trata de um corpus pequeno totalizando 16 depoimentos que manifestam agruras em meio a tantos fatores desestimulantes que impactam a permanência, êxito e o egresso. Como sou farinha do mesmo saco, estou em pé de igualdade com meus colegas, sou levado a enfatizar que somos resilientes aos cenários tempestivos hodiernos.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Bruno Carioca Silva, E., & Airton de Matos Pontes, J. (2021). ENTRE A RESILIÊNCIA E AS MÍDIAS SOCIAIS, UM RELATO DE ATUAÇÃO NO PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA: PERMANÊNCIA SIM, EVASÃO NÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4030. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64269
Número
Sección
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.