ESTRUTURAÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
A universidade, como ambiente de formação crítica e profissional dos estudantes, tem a responsabilidade de utilizar de forma crítica e reflexiva, seguindo uma sistematização metodológica dos recursos digitais disponíveis (BARANAUSKAS; VALENTE,2013). Dessa forma, a utilização dessas ferramentas possibilita benefícios nos processos de aprendizagem dos discentes e a relação destes com os docentes. Tem-se como objetivo geral analisar a integração entre os alunos do curso de ciências contábeis e sistema e mídias digitais da UFC a partir da estruturação de protótipos para micro e pequenas empresas do Ceará. Este estudo trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como base um projeto desenvolvido por alunos do curso de sistemas e mídias digitais, no curso de ciências contábeis. O projeto desenvolvido com ajuda do PAIP, e coordenado pelas professoras Juliana Arruda e Liliane Ramalho, buscou oferecer oficinas de forma remota para ensinar os alunos a estruturar protótipos. Utilizando da metodologia baseada nos ensinamentos de Paulo Freire(1983), buscou-se uma aprendizagem baseada em que a educação é comunicação, é diálogo, e também utilizando os conceitos de Vygotsky(1978), que consideram a interação como uma função central no processo de internalização. Tendo como meio de coleta de dados, observações in loco das oficinas e questionários onlines, buscamos analisar a integração entre os alunos do curso de ciências contábeis e sistema e mídias digitais da UFC e além disso, identificar situações, vivências ou atividades que possam ter favorecido a interdisciplinaridade entre os cursos e avaliar a percepção dos alunos quanto às trocas de conhecimentos entre as partes envolvidas. Nesse sentido, a importância do projeto não está somente nos benefícios para a construção de aprendizagem na disciplina de maneira ativa, mas na maneira como são formadas as redes de interações dentro das oficinas, qualificando a importância da integração entre os processos de ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Castelo de Sousa, V., Silva Arruda, J., & Maria Ramalho de Castro E Silva, L. (2021). ESTRUTURAÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4032. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64271
Issue
Section
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.