ESTRUTURAÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Authors

  • Vinicius Castelo de Sousa
  • Juliana Silva Arruda
  • Liliane Maria Ramalho de Castro E Silva

Abstract

A universidade, como ambiente de formação crítica e profissional dos estudantes, tem a responsabilidade de utilizar de forma crítica e reflexiva, seguindo uma sistematização metodológica dos recursos digitais disponíveis (BARANAUSKAS; VALENTE,2013). Dessa forma, a utilização dessas ferramentas possibilita benefícios nos processos de aprendizagem dos discentes e a relação destes com os docentes. Tem-se como objetivo geral analisar a integração entre os alunos do curso de ciências contábeis e sistema e mídias digitais da UFC a partir da estruturação de protótipos para micro e pequenas empresas do Ceará. Este estudo trata-se de uma investigação qualitativa, tendo como base um projeto desenvolvido por alunos do curso de sistemas e mídias digitais, no curso de ciências contábeis. O projeto desenvolvido com ajuda do PAIP, e coordenado pelas professoras Juliana Arruda e Liliane Ramalho, buscou oferecer oficinas de forma remota para ensinar os alunos a estruturar protótipos. Utilizando da metodologia baseada nos ensinamentos de Paulo Freire(1983), buscou-se uma aprendizagem baseada em que a educação é comunicação, é diálogo, e também utilizando os conceitos de Vygotsky(1978), que consideram a interação como uma função central no processo de internalização. Tendo como meio de coleta de dados, observações in loco das oficinas e questionários onlines, buscamos analisar a integração entre os alunos do curso de ciências contábeis e sistema e mídias digitais da UFC e além disso, identificar situações, vivências ou atividades que possam ter favorecido a interdisciplinaridade entre os cursos e avaliar a percepção dos alunos quanto às trocas de conhecimentos entre as partes envolvidas. Nesse sentido, a importância do projeto não está somente nos benefícios para a construção de aprendizagem na disciplina de maneira ativa, mas na maneira como são formadas as redes de interações dentro das oficinas, qualificando a importância da integração entre os processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Published

2021-01-01

How to Cite

Castelo de Sousa, V., Silva Arruda, J., & Maria Ramalho de Castro E Silva, L. (2021). ESTRUTURAÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4032. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64271

Issue

Section

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação