O USO DE EPI’S EM AMBIENTES ARQUIVÍSTICOS
Abstract
O presente trabalho busca discorrer acerca dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e a importância do seu uso em ambientes de trabalho, notadamente, o arquivístico. Os riscos inerentes ao ambiente laboral podem comprometer a saúde e a segurança dos profissionais e usuários, como os riscos de acidentes (utilização de máquinas e equipamentos sem proteção); ergonômicos (postura inadequada, repetição de tarefas); físicos (ruídos, temperaturas extremas); químicos (substâncias ou produtos que penetram no organismo pela via respiratória ou por ingestão); e biológicos (fungos, bactérias, vírus). Os arquivos, pela natureza da sua ocupação, são ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos mais diversos processos de poluição, pois acumulam grandes quantidades de papéis, além da nossa situação cultural, que tende a transformar estes espaços em locais insalubres, tanto para os profissionais que ali atuam, quanto para os seus usuários. Para minimizar a exposição de todos a essas condições adversas, o conhecimento, a informação e o uso de EPI’s são de fundamental importância. O Brasil possui leis e normas que regulamentam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho: as leis trabalhistas, Lei Orgânica da Saúde, Normas Regulamentadoras, Normas Operacionais da Saúde do Trabalhador, e a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. A Norma Regulamentadora Nº 06 (NR6) dispõe sobre os EPI’s: conceito, normas para fabricação e venda, fiscalização e responsabilidades. No anexo I, a normativa lista os equipamentos considerados de proteção individual, assim categorizados: EPI’s para proteção da cabeça, dos olhos e face, auditiva, respiratória, do tronco, dos membros superiores, dos membros inferiores, do corpo inteiro, e contra quedas com diferença de nível. O conhecimento de todas essas informações é bastante relevante. No entanto, é imperiosa a observância e a prática delas no dia a dia, tanto pelos profissionais da área, quanto pelos usuários.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
, D. da S., Aryane Silva Matos, L., & Andrade, M. de F. (2021). O USO DE EPI’S EM AMBIENTES ARQUIVÍSTICOS. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4072. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64311
Issue
Section
X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.