FOUCAULT, CINEMA E SUBJETIVAÇÃO: REFLEXÕES PARA UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO CINEMA DOCUMENTÁRIO E OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA.
Abstract
Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre o uso das ferramentas foucaultiana para construir um método de análise de discurso do cinema documentário com especial atenção aos processos de subjetivação política. A partir das reflexões de Baltar (2004), Ferreira (2019) e Sousa (2009), que pensam o lugar do documentário e o uso do discurso do saber sob perspectiva política para constituir um efeito de autoridade, buscamos problematizar a linguagem do cinema documentário articulando o pensamento de Nichols (2016) e as ferramentas foucaultiana usadas na arqueogenealogia para analisar os efeitos do discurso político do documentário na constituição do sujeito em sua atualidade. Para tal, e sob a noção de Foucault (2013) de que a analisar as práticas discursivas é uma ferramenta que problematiza a formação do sujeito moderno, estabelecemos uma discussão acerca da questão da representação do real, do dizer a verdade, da vontade de verdade e das práticas discursivas que possibilitam uma linguagem do documentário e sua relação com os acontecimentos das atualidades politicas que constituem o mundo. Nesta perspectiva, buscamos analisar a linguagem do cinema documentário como uma prática discursiva que busca autoridade para efetivar a si como uma tecnologia estratégica capaz de atravessar e ser atravessada pelas relações de poder na nossa sociedade. Entendemos que essa reflexão contribui para a construção de um método que coopera com análises que interessam à psicologia política, aproximando o campo a uma prática discursiva que constitui tecnologias e estratégias relevantes as análises das relações de poder.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.