MICROBIOTA BACTERIANA VAGINAL E O ESTABELECIMENTO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
Abstract
Organismos do gênero Candida colonizam pele, trato gastrointestinal e mucosas oral e vaginal de cerca de 70% dos indivíduos. Quando em disbiose, expressam diversos fatores de virulência, como a formação de biofilmes, que em mucosas, estão relacionados a infecções como a candidíase vulvovaginal (CVV). A microbiota vaginal saudável é composta predominantemente por Lactobacillus spp., que conferem proteção física e condições ambientais ideais para impossibilitar a invasão de patógenos. Quando há ausência desse caráter protetivo, Candida spp. pode atuar como patógeno, havendo mudança para uma microbiota mista, composta principalmente de cocos gram positivos (CG+), bacilos gram positivos (BG+) e gram negativos (BG-). No entanto, estudos mostram que mesmo em uma microbiota considerada “saudável” pode haver invasão fúngica e desenvolvimento da CVV. Dada a importância clínico-epidemiológica da doença, este trabalho objetivou avaliar a composição da microbiota bacteriana em amostras de pacientes com CVV. Cinco amostras positivas para CVV foram avaliadas em microscopia ótica por meio da coloração de Gram. As amostras foram usadas para formação de biofilme em microcosmos nos tempos de 24h e 48h. Também foi realizado sequenciamento gênico do gene 16S RNA para verificação da abundância relativa. Em duas das cinco amostras avaliadas foram encontradas microbiota predominante de Lactobacillus spp., pela observação da presença de BG+ em abundância no esfregaço. Nas outras três amostras, observou-se microbiota mista, com presença de CG+, BG+ e BG-. O sequenciamento gênico das amostras com lactobacilos revelou a presença de L.acidophillus, L.crispatus, L.galinarum e L.iners. No entanto a abundância relativa diferiu entre elas, sendo L.acidophillus mais abundante na amostra 561 e L.galinarum e L.crispatus, na amostra 608. Este estudo faz parte de um ensaio mais abrangente e ainda em desenvolvimento que avalia o papel dos biofilmes nos aspectos microbiológicos da CVV.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.