ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO: GRUPO DE ESTUDOS DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE: DEFINIÇÃO, AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO.

Autores/as

  • Anna Clara Brito Justa
  • Marli Braga Cruz
  • Ingrid Gomes Queiroz
  • Liana Rosa Elias

Resumen

Este trabalho visa apresentar os dados da revisão bibliográfica do projeto de pesquisa "Comprometimento comportamental como preditor dos quadros de demência e sua associação com déficits de cognição social", bem como o grupo de estudos ofertados para o público decorrentes desta fase da pesquisa. Visando a função social da Universidade, sistematizamos um grupo de estudos sobre demência. O grupo foi aberto ao público (teve 5 encontros e 20 participantes, no período de agosto a outubro de 2020 com encontros quinzenais). Como resultados, apresentamos que a demência é uma síndrome clínica adquirida caracterizada pelo declínio da memória e pelo menos mais um aspecto da função cognitiva, além do prejuízo significativo nas atividades sociais ou ocupacionais da pessoa. Os quadros demenciais são tratados pela OMS como questão de saúde pública devido ao aumento de sua incidência com o envelhecimento da população mundial. Os quadros demenciais dificilmente são reversíveis e, dessa forma, estudiosos têm se empenhado para o diagnóstico precoce numa tentativa de retardar o agravamento do quadro. Os principais fatores de risco identificados para o desenvolvimento da demência foram:além do comprometimento cognitivo, comportamental e do déficit de cognição social, variáveis de características individuais têm sido investigadas como possíveis identificadores de risco ou proteção para o desenvolvimento de demências, como o sexo, a presença de comorbidades médicas, como hipertensão e diabetes, a prática de atividade física e o consumo de álcool. Um exemplo, é o fato de que mulheres idosas têm uma progressão mais rápida da Doença de Alzheimer (DA), a forma mais comum de demência, segundo Kua e colaboradores. Outros fatores ambientais e casos de comorbidade também constituem como grandes fatores de risco e, aliado com possíveis queixas subjetivas de memória, são imprescindíveis para um diagnóstico precoce. Conclui-se que a revisão bibliográfica gerou subsídios para a pesquisa e, através

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Clara Brito Justa, A., Braga Cruz, M., Gomes Queiroz, I., & Rosa Elias, L. (2021). ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO: GRUPO DE ESTUDOS DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE: DEFINIÇÃO, AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 844. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73967

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica