AVALIAÇÃO DE GERONTECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS NO DOMICÍLIO
Abstract
INTRODUÇÃO: Os acidentes por quedas são fatores incapacitantes que contribuem para agravar as condições de saúde da população idosa e constituem um dos principais agravos nessa população. Assim, estratégias para evitá-las são imprescindíveis. OBJETIVOS: Avaliar gerontecnologia tridimensional interativa para prevenção de quedas em idosos no domicílio. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório e descritivo acerca da avaliação de uma gerontecnologia educacional tridimensional do tipo maquete. A avaliação foi realizada por idosos e ocorreu em uma associação sem fins lucrativos, localizada na Secretaria Regional II, em Fortaleza/CE. Foram considerados os seguintes critérios de inclusão para seleção dos participantes: ter idade igual ou superior a 60 anos, não apresentar deficiência visual ou auditiva referidas e ser cognitivamente preservado. A amostra foi composta por 30 idosos. RESULTADOS: Dentre os idosos, 25 (83,3%) eram do sexo feminino, 5 (16,6%) do sexo masculino, com idade variando entre 63 e 91 anos. Quanto à avaliação, a tecnologia foi avaliada quanto aparência, usabilidade, satisfação e motivação. A concordância global foi de 97% sendo considerada como ferramenta educacional adequada para prevenção de quedas, ocorreram poucas discordâncias e sugestões com relação à adequação da maquete. As considerações dos idosos foram acatadas, dentre elas a inclusão de brinquedos dispostos pela casa, uma vez que residiam ou passavam grande parte do tempo com netos. CONCLUSÃO: A avaliação dos idosos possibilitou a aproximação do produto com o público-alvo. Dessa forma, a maquete foi considerada adequada quanto aos aspectos avaliados e os idosos que participaram do estudo mostraram-se motivados e interessados, uma vez que referiram não terem visto abordagem semelhante em encontros prévios junto a profissionais de saúde. Agradecimentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Lira Correia, D., & Fonseca Victor Coutinho, J. (2021). AVALIAÇÃO DE GERONTECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS NO DOMICÍLIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 905. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74028
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.