AVALIAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE PACIENTES CHAGÁSICOS EM TRATAMENTO NO SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DO LABORATÓRIO DE DOENÇA DE CHAGAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Authors

  • Leticia Gois Cabral
  • Emanuela Kelly Silva de Sousa
  • Alanna Carla da Costa
  • Julieth Mesquita Lacerda
  • José Igor de Oliveira Jacó
  • Maria de Fatima Oliveira

Abstract

Introdução: A doença de Chagas (DC), causada pelo Trypanosoma cruzi é causa relevante de morbimortalidade. As complicações mais comuns se estabelecem na forma crônica, podendo atingir o coração e o sistema digestivo. O benznidazol é único medicamento disponível no Brasil para o tratamento etiológico do T. cruzi. Além disso, sua eficácia na fase crônica não passa de 30% e apresenta alta toxicidade induzindo várias reações adversas, que muitas vezes levam a suspensão do tratamento em alguns pacientes. Objetivo: Avaliar dados sociodemográficos, laboratoriais e clínicos de pacientes em tratamento com benznidazol no Laboratório de Doença de Chagas (LPDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Métodos: Estudo prospectivo realizado com pacientes acompanhados no LPDC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e pesquisa em prontuários. Os exames laboratoriais foram realizados no Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas do Hospital Universitário Walter Cantídio. Resultados: Dos 44 pacientes, 24 (54,5%) são homens e 20 (45,5%) mulheres. A faixa etária mais prevalente variou de 60 a 69 anos, em 15 (34,09%) pacientes. A maioria é procedente do interior do estado do Ceará, de municípios como Quixeré (18,18%) e Limoeiro do Norte (15,91%). Quanto à forma clínica da fase crônica da DC a maior parte foi classificada como indeterminada (51,2%). Em relação às suspeitas de reações adversas ao uso do benznidazol, foram relatadas um total de 165 reações adversas, sendo 136 classificada de gravidade leve (82,5%), como prurido e náusea. De acordo com os dados laboratoriais, a alteração mais comum foi o colesterol total e a fração LDL com valores aumentados. Conclusão: Diante dos resultados, nota-se a importância do serviço de atenção farmacêutica prestado pelo LPDC no acompanhamento dos pacientes chagásicos visando a melhoria da qualidade de vida ao monitorar periodicamente seus parâmetros.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Gois Cabral, L., Kelly Silva de Sousa, E., Carla da Costa, A., Mesquita Lacerda, J., Igor de Oliveira Jacó, J., & Oliveira, M. de F. (2021). AVALIAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE PACIENTES CHAGÁSICOS EM TRATAMENTO NO SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DO LABORATÓRIO DE DOENÇA DE CHAGAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 941. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74064

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica