AVALIAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE PACIENTES CHAGÁSICOS EM TRATAMENTO NO SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DO LABORATÓRIO DE DOENÇA DE CHAGAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumen
Introdução: A doença de Chagas (DC), causada pelo Trypanosoma cruzi é causa relevante de morbimortalidade. As complicações mais comuns se estabelecem na forma crônica, podendo atingir o coração e o sistema digestivo. O benznidazol é único medicamento disponível no Brasil para o tratamento etiológico do T. cruzi. Além disso, sua eficácia na fase crônica não passa de 30% e apresenta alta toxicidade induzindo várias reações adversas, que muitas vezes levam a suspensão do tratamento em alguns pacientes. Objetivo: Avaliar dados sociodemográficos, laboratoriais e clínicos de pacientes em tratamento com benznidazol no Laboratório de Doença de Chagas (LPDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Métodos: Estudo prospectivo realizado com pacientes acompanhados no LPDC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e pesquisa em prontuários. Os exames laboratoriais foram realizados no Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas do Hospital Universitário Walter Cantídio. Resultados: Dos 44 pacientes, 24 (54,5%) são homens e 20 (45,5%) mulheres. A faixa etária mais prevalente variou de 60 a 69 anos, em 15 (34,09%) pacientes. A maioria é procedente do interior do estado do Ceará, de municípios como Quixeré (18,18%) e Limoeiro do Norte (15,91%). Quanto à forma clínica da fase crônica da DC a maior parte foi classificada como indeterminada (51,2%). Em relação às suspeitas de reações adversas ao uso do benznidazol, foram relatadas um total de 165 reações adversas, sendo 136 classificada de gravidade leve (82,5%), como prurido e náusea. De acordo com os dados laboratoriais, a alteração mais comum foi o colesterol total e a fração LDL com valores aumentados. Conclusão: Diante dos resultados, nota-se a importância do serviço de atenção farmacêutica prestado pelo LPDC no acompanhamento dos pacientes chagásicos visando a melhoria da qualidade de vida ao monitorar periodicamente seus parâmetros.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Gois Cabral, L., Kelly Silva de Sousa, E., Carla da Costa, A., Mesquita Lacerda, J., Igor de Oliveira Jacó, J., & Oliveira, M. de F. (2021). AVALIAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DE PACIENTES CHAGÁSICOS EM TRATAMENTO NO SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DO LABORATÓRIO DE DOENÇA DE CHAGAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 941. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74064
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.