EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA EM ANTONIO GRAMSCI: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ESCRITOS DO CÁRCERE
Abstract
O presente trabalho é parte dos estudos presentes no capítulo ‘Educação e formação humana em Antonio Gramsci: considerações sobre os escritos do cárcere’ produzidos pelos bolsistas de Iniciação Científica do projeto ‘Educação e Formação Humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935)’ com a orientação da Professora Dra. Josefa Jackline Rabelo e publicado no livro (e-book) ‘Formação de Jovens Pesquisadores na Educação: práxis e resistências’ em parceria com o projeto de extensão 'Uern vai à escola', da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, editado pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Desse modo, expomos uma revisão da produção teórica de Gramsci anexada à revisita de textos ilustrativos de teóricos que possuem embasamento nesses estudos com fundamentação central na filosofia da práxis de Gramsci e na ontologia marxiano-lukacsiana. Destacamos, a contribuição dada por Gramsci à questão da educação, refinando essa temática no corpo de sua proposta de formação humana omnilateral. Os resultados parciais da pesquisa demonstram que, mesmo em um contexto de pandemia da Covid -19, no qual vivenciamos na educação pública práticas precarizadas do ensino virtual, a exemplo do ensino remoto, a obra de Gramsci se revela importante para o entendimento da urgência de se pensar uma proposta educacional que aponte para além do capital e que se assente na direção de uma sólida formação teórico-prática dos subalternos com o conhecimento a serviço dos reais interesses do gênero humano. Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão da Bolsa de Iniciação Científica que possibilitou a realização dessa pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Messias Soares Germano Junior, M., Maria Gadelha Alcântara, N., & Jackline Rabelo, J. (2021). EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA EM ANTONIO GRAMSCI: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ESCRITOS DO CÁRCERE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1154. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74277
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.