ESTRATÉGIAS MEDIACIONAIS DA INFORMAÇÃO: O RUMO CEARENSE EM TRAVESSIAS TECNOLÓGICAS NORDESTINAS
Abstract
Prolongamento de um projeto anterior, nesta pesquisa buscamos apresentar os dados sobre museus virtuais, suas formas de difusão e dos museus físicos em seus sites e redes sociais. Em quinze museus do Brasil, analisou-se os critérios de utilização da internet e dos meios digitais como forma de divulgação e propagação dos próprios museus e dos seus serviços. De natureza exploratória, a pesquisa mapeou 90 museus de diferentes locais do Brasil, com o objetivo geral de avaliar o seu aspecto virtual e de que forma ele difunde seus feitos; o papel da internet e das redes sociais, sobretudo no que diz respeito à comunicação de suas ações para a sociedade. Portanto, esse fenômeno também cria raízes em áreas como os museus, que precisam adequar-se à essa realidade e mergulharem nessas novidades, mas sem perder seus aspectos primordiais e que os diferem de conteúdos puramente virtuais ou digitais. A interação entre esses museus e seus públicos pela internet, portanto, é um dos principais alvos de estudo desse projeto. Como metodologia, fizemos uma pesquisa descritiva dos museus, com análise de seus conteúdos, caracterizando seus formatos, suas missões, estrutura, campos temáticos e formas de mediação direta e indireta com seus públicos. Como resultados preliminares, foi possível perceber, por exemplo, que tem crescido bastante o uso das redes sociais dos museus, algumas vezes até mesmo com maior enfoque do que o próprio website oficial. Isso se deve principalmente ao fato de se buscar também contato com o público mais jovem, que na maioria das vezes acaba consumindo os conteúdos produzidos e compartilhados nas redes sociais. Essa análise, portanto, pode ser útil para diversos campos, passando inclusive pelo processo de busca por pessoas interessadas, que podem ser alcançadas através da internet.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Santos Araujo, R., Freitas Beserra Vasconcelos, G., & Tadeu Feitosa, L. (2021). ESTRATÉGIAS MEDIACIONAIS DA INFORMAÇÃO: O RUMO CEARENSE EM TRAVESSIAS TECNOLÓGICAS NORDESTINAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1224. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74347
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.