ESTRATÉGIAS MEDIACIONAIS DA INFORMAÇÃO: O RUMO CEARENSE EM TRAVESSIAS TECNOLÓGICAS NORDESTINAS

Autores/as

  • Raissa Santos Araujo
  • Germana Freitas Beserra Vasconcelos
  • Luiz Tadeu Feitosa

Resumen

Prolongamento de um projeto anterior, nesta pesquisa buscamos apresentar os dados sobre museus virtuais, suas formas de difusão e dos museus físicos em seus sites e redes sociais. Em quinze museus do Brasil, analisou-se os critérios de utilização da internet e dos meios digitais como forma de divulgação e propagação dos próprios museus e dos seus serviços. De natureza exploratória, a pesquisa mapeou 90 museus de diferentes locais do Brasil, com o objetivo geral de avaliar o seu aspecto virtual e de que forma ele difunde seus feitos; o papel da internet e das redes sociais, sobretudo no que diz respeito à comunicação de suas ações para a sociedade. Portanto, esse fenômeno também cria raízes em áreas como os museus, que precisam adequar-se à essa realidade e mergulharem nessas novidades, mas sem perder seus aspectos primordiais e que os diferem de conteúdos puramente virtuais ou digitais. A interação entre esses museus e seus públicos pela internet, portanto, é um dos principais alvos de estudo desse projeto. Como metodologia, fizemos uma pesquisa descritiva dos museus, com análise de seus conteúdos, caracterizando seus formatos, suas missões, estrutura, campos temáticos e formas de mediação direta e indireta com seus públicos. Como resultados preliminares, foi possível perceber, por exemplo, que tem crescido bastante o uso das redes sociais dos museus, algumas vezes até mesmo com maior enfoque do que o próprio website oficial. Isso se deve principalmente ao fato de se buscar também contato com o público mais jovem, que na maioria das vezes acaba consumindo os conteúdos produzidos e compartilhados nas redes sociais. Essa análise, portanto, pode ser útil para diversos campos, passando inclusive pelo processo de busca por pessoas interessadas, que podem ser alcançadas através da internet.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Santos Araujo, R., Freitas Beserra Vasconcelos, G., & Tadeu Feitosa, L. (2021). ESTRATÉGIAS MEDIACIONAIS DA INFORMAÇÃO: O RUMO CEARENSE EM TRAVESSIAS TECNOLÓGICAS NORDESTINAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1224. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74347

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica