OS ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA DOCENTES

Authors

  • Sara Emanuelle Santiago da Silva
  • Luciana Queiroz Fontenele
  • Paulo Francis Jorge da Silva
  • Luciana Lobo Miranda

Abstract

Este trabalho refere-se ao curso "Formação em Educação Inclusiva: revisitando conceitos, refletindo sobre nossas práticas, construindo ações", direcionado a educadores da Rede Municipal de Fortaleza, também produto da disciplina de Estágio Docente do projeto de Pesquisa de Doutorado em Psicologia "O laudo como dispositivo de inclusão/exclusão: cartografando práticas” e vinculado a um Projeto PIBIC. O curso começou a ser realizado presencialmente, no espaço físico de uma escola, porém, devido à pandemia, ele precisou ser replanejado e passou a ser online, via Google Meet. Apenas o primeiro encontro aconteceu de forma presencial, o que possibilitou com que as facilitadoras construíssem um vínculo com os docentes participantes, vínculo este que foi muito importante para o aprofundamento das discussões seguintes. O curso tinha por objetivo discutir e refletir acerca das práticas pedagógicas e inclusivas no cotidiano dos professores na escola, porém, com a pandemia, surgiram novos assuntos. As falas dos educadores revelaram os efeitos da pandemia tanto na sua prática, como nas possibilidades de inclusão nesse novo contexto. Assim, emergiram questões, como a adaptação ao formato remoto, a pouca experiência com aparelhos tecnológicos como instrumento de aula, a dificuldade em manter diálogo com as famílias por conta do baixo acesso a aparelhos e internet, além dos sofrimentos e perdas pessoais de professores e estudantes. Ao final do curso, foi possível perceber que as discussões trouxeram acolhimento para os docentes, além de algumas reflexões sobre as possibilidades de inclusão mesmo em tempos de pandemia. A participação da autora nesta pesquisa foi viabilizada através da bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), a qual ela dedica seus agradecimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Emanuelle Santiago da Silva, S., Queiroz Fontenele, L., Francis Jorge da Silva, P., & Lobo Miranda, L. (2021). OS ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA DOCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1560. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74683

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica