OS ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA DOCENTES
Abstract
Este trabalho refere-se ao curso "Formação em Educação Inclusiva: revisitando conceitos, refletindo sobre nossas práticas, construindo ações", direcionado a educadores da Rede Municipal de Fortaleza, também produto da disciplina de Estágio Docente do projeto de Pesquisa de Doutorado em Psicologia "O laudo como dispositivo de inclusão/exclusão: cartografando práticas” e vinculado a um Projeto PIBIC. O curso começou a ser realizado presencialmente, no espaço físico de uma escola, porém, devido à pandemia, ele precisou ser replanejado e passou a ser online, via Google Meet. Apenas o primeiro encontro aconteceu de forma presencial, o que possibilitou com que as facilitadoras construíssem um vínculo com os docentes participantes, vínculo este que foi muito importante para o aprofundamento das discussões seguintes. O curso tinha por objetivo discutir e refletir acerca das práticas pedagógicas e inclusivas no cotidiano dos professores na escola, porém, com a pandemia, surgiram novos assuntos. As falas dos educadores revelaram os efeitos da pandemia tanto na sua prática, como nas possibilidades de inclusão nesse novo contexto. Assim, emergiram questões, como a adaptação ao formato remoto, a pouca experiência com aparelhos tecnológicos como instrumento de aula, a dificuldade em manter diálogo com as famílias por conta do baixo acesso a aparelhos e internet, além dos sofrimentos e perdas pessoais de professores e estudantes. Ao final do curso, foi possível perceber que as discussões trouxeram acolhimento para os docentes, além de algumas reflexões sobre as possibilidades de inclusão mesmo em tempos de pandemia. A participação da autora nesta pesquisa foi viabilizada através da bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), a qual ela dedica seus agradecimentos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Emanuelle Santiago da Silva, S., Queiroz Fontenele, L., Francis Jorge da Silva, P., & Lobo Miranda, L. (2021). OS ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA DOCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1560. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74683
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.