RELEVÂNCIA DA SÍNDROME DA FRAGILIDADE PÓS TRANSPLANTE RENAL
Abstract
Introdução: A síndrome de fragilidade é caracterizada pela perda das reservas fisiológicas que levam o indivíduo a uma situação de vulnerabilidade, caracterizada por perda de peso, exaustão e inatividade física. Apesar de descrita originalmente em idosos, a síndrome de fragilidade tem elevada prevalência entre portadores de doença renal crônica de todas as idades. Evidencias recentes de populações norte-americanas apontam para elevada prevalência desta condição entre candidatos ao transplante renal e impacto negativo nos desfechos após o transplante. Não há evidencias sobre o impacto deste fenótipo nos desfechos do transplante em nossa população. Objetivos: O objetivo deste estudo é avaliar o impacto do fenótipo de fragilidade nos desfechos do transplante renal em 1 ano. Metodologia: estudo de coorte prospectiva incluindo receptores de transplante renal adultos transplantados entre julho de 2019 e julho 2020 (incluídos 65 pacientes até o momento) em dois centros de Fortaleza, Ceará: Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Universitário Walter Cantídio. Serão avaliados os seguintes desfechos ao longo do período de 1 ano: incidência de função tardia do enxerto; complicações cirúrgicas; tempo de internação hospitalar após o transplante; reinternação em 1 mês, reinternações dentro do primeiro ano, rejeição aguda, infecção por citomegalovirus, eventos por BK vírus, intolerância aos imunossupressores, perda e óbito. Resultados: em virtude da pandemia COVID-19, as consultas dos pacientes foram modificadas para modalidade online, dificultando a coleta dos dados. O estudo passará por reajuste metodológico para coleta retrospectiva dos dados de 1 ano e coleta prospectiva dos dados de seguimento de 2 anos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Luana de Oliveira Andrade, M., Holanda Pedrosa, E., Mendes Santos, C., Veras de Sandes-Freitas, T., & Veras de Sandes Freitas, T. (2021). RELEVÂNCIA DA SÍNDROME DA FRAGILIDADE PÓS TRANSPLANTE RENAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1697. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74820
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.