VIDEOAULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Abstract
Com a popularização cada vez mais crescente da Internet, as mídias digitais – como as videoaulas e os podcasts – começaram a ocupar mais espaço no cotidiano. Atualmente, são múltiplas as finalidades de tais mídias, desde o entretenimento em si até a Educação: esses meios têm se tornado recursos cada vez mais buscados, seja por alunos ou por professores, a fim de trazer mais dinâmica e variedade às aulas. A presente pesquisa se propõe a investigar a viabilidade, os benefícios e as limitações do uso da videoaula como recurso pedagógico complementar à Educação Musical presencial. Para tanto, elaboramos duas videoaulas, uma com a temática do solfejo e outra a respeito de harmonização de melodias. Inicialmente, elaboramos o roteiro de cada aula e seguimos com seu processo de produção das mesmas, utilizando equipamentos amadores, dada a indisponibilidade do uso de laboratórios na UFC. As aulas foram posteriormente publicadas na plataforma YouTube, sendo também divulgadas para estudantes e professores de Licenciatura em Música. Além disso, aplicou-se uma pesquisa avaliativa, através de formulário online no Google, a fim de identificar os pontos positivos e negativos dessas videoaulas na visão do público alvo. A partir dos dados coletados, concluímos que o uso de recursos visuais e gráficos nas videoaulas desempenham um importante papel na assimilação do conteúdo exposto. Outro fator que se destacou foi a duração do vídeo que, de acordo com os resultados dos questionários, não deveria ultrapassar quinze minutos. Ressaltamos, entretanto, a importância de novos estudos para se chegar a conclusões mais precisas, colaborando assim de forma mais significativa no aprimoramento das abordagens das videoaulas para Educação Musical.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Almeida de Araujo, L., Felipe Bezerra Urbano, L., Victor Miranda Leão dos Santos, J., & Silveira Viana Junior, G. (2021). VIDEOAULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO MUSICAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1852. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74975
Issue
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XL Encontro de Iniciação Científica
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