REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA DO ZERO

Authors

  • Fredson Rodrigues Soares
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião
  • Maria Jose Costa dos Santos

Abstract

O curso de extensão “Matemática do zero: uma proposta pedagógica para professores dos anos iniciais do ensino fundamental” foi promovido pelo grupo de estudo e pesquisa G-TERCOA/ FACED- UFC, para contribuir com a formação continuada desses professores lotados em salas de aula, nas escolas públicas e privadas do Estado do Ceará, durante os meses de maio a novembro de 2020. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada, durante as atividades de Geometria, abordando os conteúdos de quadriláteros, poliedros e suas planificações, propostas pelo professor formador nos momentos de interações síncronas. Pesquisa de caráter empírico, com abordagem qualitativa fundamentada nos pressupostos metodológicos da Sequência Fedathi. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. O curso foi realizado no formato síncrono, no Google Meet com atividades a serem discutidas e realizadas no grupo, e assíncrono, na plataforma TelEduc, por meio de atividades em forma de questionários padronizados, leituras e fóruns de discussão. As atividades síncronas foram realizadas de forma remota com o grupo de professores participantes, semanalmente, promovendo um espaço de trocas de saberes, relacionando com o cotidiano do professor estudante. O curso contou com a participação de 93 professores estudantes e 6 professores formadores, sendo que apenas 47 concluíram o curso, realizando todas as atividades. Percebeu-se que o curso contribuiu para explicação das dúvidas referentes à unidade temática em questão, por meio de constantes reflexões favorecidas pela metodologia Sequência Fedathi. Considera-se esse espaço formativo relevante para oportunizar a mudança na postura docente proporcionando estratégias de ensino inovadoras e o aluno protagonista de sua aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Rodrigues Soares, F., Ronise de Negreiros Pinto Scipião, L., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA DO ZERO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2336. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75459

Issue

Section

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação